Segunda-feira, 5 de janeiro de 2026
Economia

Tocantins ganha protagonismo nacional em debates previdenciários durante reunião do Conaprev

Encontro reuniu dirigentes de todo o país para debater principais desafios fiscais e previdenciários do Brasil

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado (Igeprev/TO), participou ativamente da 83ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev). O encontro ocorreu nos dias 2 e 3 de dezembro, em Macapá (AP), reunindo dirigentes de todo o país para discutir os principais desafios fiscais e previdenciários do Brasil.

Reconhecido como espaço estratégico de deliberação entre gestores estaduais, o evento reuniu especialistas para tratar de temas que orientarão o 5º Encontro de Dirigentes de RPPS, abordando assuntos considerados essenciais para a sustentabilidade dos regimes próprios de previdência.

Sob condução do diretor do DRPPS e presidente do Conselho, Allex Albert Rodrigues, a reunião promoveu debates técnicos e trocas de experiência entre representantes das unidades federativas. O Tocantins manteve participação ativa, reforçando o compromisso com a modernização da gestão previdenciária.

Tocantins em destaque no debate sobre Compensação Previdenciária

A presidente do Igeprev, Bárbara Gomes, e o vice-presidente executivo, Wellingthon Júnior, tiveram papel de destaque nas discussões sobre Compensação Previdenciária — tema considerado de grande impacto financeiro para estados e municípios. A plenária tratou da necessidade de aperfeiçoar os fluxos entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), diante de atrasos e dificuldades operacionais registrados em todo o país.

Durante o evento, também foram apresentados informes sobre Pró-Gestão, Certificação Profissional e avanços no Regime de Previdência Complementar (RPC). Outro ponto da programação foi a apresentação da gestão da Amapá Previdência, conduzida por Jocildo Silva Lemos.

Previdência Complementar e desafios legislativos

A atualização do RPC e a apresentação do Projeto Poupadores do Futuro, liderados pelo diretor Narlon Gutierre Nogueira (DERPC/SRPC/MPS), também integraram a pauta. Representantes do Tocantins reafirmaram o alinhamento do Estado às diretrizes nacionais e o compromisso com soluções sustentáveis para o equilíbrio previdenciário.

Ao final, a 83ª Reunião do Conaprev encerrou com a definição de estratégias e reflexões que reforçam o papel dos estados na consolidação da saúde fiscal da previdência brasileira. Para o Igeprev, o encontro reafirmou a importância do Tocantins no cenário nacional.

O Tocantins tem trabalhado de forma incansável para garantir uma previdência sustentável e transparente. Estar aqui, contribuindo com esse debate nacional, reforça nosso compromisso com políticas previdenciárias responsáveis e alinhadas às necessidades dos nossos segurados”, afirmou a presidente do Instituto, Bárbara Gomes.