O mutirão de perícias médicas realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Palmas, neste fim de semana, agilizou o atendimento de centenas de pessoas que aguardavam pela concessão de benefícios previdenciários no Tocantins. Entre os atendidos está um jovem que ficou tetraplégico após um acidente de trabalho e precisou viajar cerca de 480 quilômetros até a capital para realizar a perícia.
A ação ocorreu na agência do INSS de Palmas e contou com 530 vagas distribuídas entre o sábado (6) e o domingo (7). Pessoas de diversas regiões do estado se deslocaram até a capital para participar do atendimento.
De acordo com o superintendente do INSS no Tocantins, Iracemo Coelho, a iniciativa faz parte das estratégias para reduzir a fila de espera no estado. Segundo ele, além do mutirão, 16 novos peritos médicos estão entrando em exercício no Tocantins, o que deve dobrar a capacidade de atendimento da perícia médica.
Outro beneficiado foi o motorista Carlos Antônio Alves, que aguardava há nove meses pela perícia. A avaliação, inicialmente marcada para março de 2026, foi antecipada por meio do mutirão. Para garantir atendimento, ele chegou à agência ainda de madrugada.
Com as vagas esgotadas rapidamente nesta primeira edição, o INSS já confirmou a realização de um novo mutirão nos dias 13 e 14 de dezembro. O agendamento estará disponível a partir de segunda-feira (8).
A expectativa do instituto é de que, com os novos peritos e a ampliação da perícia médica conectada — modalidade realizada à distância —, o tempo médio de espera, que atualmente gira em torno de 60 dias no estado, seja reduzido de forma significativa.

