Nesta terça-feira, 6 de fevereiro, o prefeito Wagner Rodrigues e o secretário executivo do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Hélter Dantas, estiveram na sede da Azul Linhas Aéreas, em Barueri, São Paulo, para uma reunião estratégica com a diretoria da empresa. O encontro, realizado a pedido do prefeito em dezembro de 2023, foi mantido sob sigilo a pedido da companhia por razões estratégicas de mercado.
Durante a reunião, a Azul confirmou que iniciará operações em Araguaína a partir de agosto deste ano, utilizando um jato Embraer 195 E2 com capacidade para 140 passageiros. Nesse período, o aeroporto da cidade estará totalmente equipado com os novos dispositivos de navegação, permitindo pousos e decolagens eficientes.
"Este é o prazo necessário para a Azul ajustar sua malha aérea e incluir Araguaína em uma de suas rotas. Embora os destinos ainda não tenham sido divulgados devido a estudos em andamento, é certo que teremos uma nova companhia aérea operando em nossa cidade", afirmou o prefeito.
Durante a reunião, Wagner reiterou o compromisso da prefeitura com o cronograma das obras de modernização do aeroporto e com o cumprimento das exigências técnicas estabelecidas pela SAC (Secretaria de Aviação Civil).
"Nosso aeroporto está pronto para receber novas rotas e companhias. Concluímos recentemente a fase de limpeza e drenagem da área próxima à pista, como parte das obras de modernização. Com a instalação dos equipamentos de navegação, estaremos totalmente preparados para receber aeronaves maiores", enfatizou o prefeito.
Compromisso Compartilhado com a ComunidadeEm 1º de fevereiro, o prefeito se reuniu com a diretoria da Aciara (Associação Comercial e Industrial de Araguaína) para compartilhar detalhes sobre as etapas da modernização do aeroporto e as iniciativas da prefeitura para atrair mais voos para a cidade.
Wagner destacou que, embora o progresso das obras seja um aspecto importante, o interesse das companhias aéreas em operar em Araguaína também depende de fatores como o ICMS sobre o querosene de aviação e a demanda de passageiros.
"Estamos fortalecendo nossas parcerias com a Aciara e nossos representantes em Palmas para encontrar soluções. Continuamos comprometidos em investir no aeroporto e em dialogar com as companhias para demonstrar o potencial de nossa cidade", concluiu Wagner.

