Os órgãos públicos municipais de Araguaína terão ponto facultativo na segunda e terça-feira de Carnaval, dias 12 e 13 de fevereiro, e no período da manhã da quarta-feira, 14. O retorno do funcionamento dos órgãos administrativos que possuem expediente na parte da tarde será às 14 horas da Quarta-feira de Cinzas. O horário foi estabelecido pelo Decreto nº 244/24, publicado na edição n° 2965 do Diário Oficial do Município, de 6 de fevereiro, que leva em consideração os feriados nacionais e dias de ponto facultativo no ano de 2024 estabelecidos pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Entretanto, o ponto facultativo não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais, que por sua natureza não podem ser paralisados ou interrompidos, como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), PAI (Pronto Atendimento Infantil), HMA (Hospital Municipal de Araguaína) e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), além dos serviços de coleta de lixo.
Transporte público funcionará em horário especial durante o Carnaval. Na segunda, 12, o itinerário dos ônibus seguirá a rotina dos sábados, com 11 ônibus circulando em oito linhas pela parte da manhã e sete ônibus à tarde, a partir das 13h30. Já na terça-feira de Carnaval, dia 13, o esquema será o mesmo do domingo, com sete veículos percorrendo cinco linhas e com um intervalo de 40 minutos entre cada ônibus. Na quarta-feira, 14, o itinerário volta ao fluxo normal.
Em relação ao Carnaval, a Prefeitura de Araguaína optou por não realizar a programação festiva este ano na cidade. Em vez disso, os recursos serão destinados para a reforma e ampliação do CEI Constantino Pacífico de Oliveira, na Vila Cearense, e para as obras de implantação do novo cemitério público municipal, no Setor Monte Sinai.
No que diz respeito ao funcionamento do comércio, um acordo coletivo entre o Seceto (Sindicato dos Empregados do Comércio no Estado do Tocantins) e a Fecomércio (Federação do Comércio no Tocantins) determinou o funcionamento normal das atividades comerciais na segunda-feira. Na terça-feira, as atividades também podem ocorrer normalmente, sendo aplicadas horas extras somente após o expediente padrão.

