Segunda-feira, 5 de janeiro de 2026
Política

Prefeitura abre cadastramento para ambulantes trabalharem no Dia de Finados em Araguaína

Cadastro deve ser feito presencialmente, em horário comercial, na sede da Funamc, localizada na Rua Humberto de Campos, 508, no Bairro São João. As 35 vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Os vendedores ambulantes que desejam comercializar produtos como flores, velas e alimentos durante o Dia de Finados, no próximo 2 de novembro, têm até o dia 30 de outubro para realizar o cadastramento junto à Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc). A autorização é válida para atuação na área externa do Cemitério São Lázaro, o mais movimentado da cidade na data.

De acordo com a Funamc, o cadastro será feito por ordem de chegada, com limite máximo de 35 vagas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente, em horário comercial, na sede da fundação, localizada na Rua Humberto de Campos, nº 508, Bairro São João. Os interessados devem apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de endereço.

O sorteio dos pontos de trabalho será realizado às 14h30 do dia 31 de outubro, em frente ao Cemitério São Lázaro. Todos os cadastrados deverão comparecer ao local para acompanhar o sorteio e identificar o ponto onde poderão atuar no dia 2.

O presidente da Funamc, Neif Gomes, destacou que a medida é uma forma de incentivar o pequeno empreendedor.

“É uma oportunidade para os ambulantes aumentarem sua renda, aproveitando o grande fluxo de pessoas que visitam os cemitérios nesta data. A isenção de taxas é mais um incentivo que oferecemos para garantir que todos possam participar”, explicou.

Estrutura e segurança reforçadas

A Prefeitura de Araguaína já iniciou os preparativos para o Dia de Finados, incluindo limpeza, capina e organização dos cemitérios São Lázaro e Monte Sinai. Para garantir conforto e segurança aos visitantes, serão instaladas tendas e banheiros climatizados em ambos os locais.

O funcionamento contará ainda com apoio da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Polícia Militar (PM), Guarda Municipal de Araguaína (GMA), Corpo de Bombeiros e equipe de saúde no Cemitério São Lázaro, pronta para atender eventuais emergências.