A Polícia Federal no Tocantins deflagrou, nesta terça-feira (9), a segunda fase da Operação Velar VIII, que tem como objetivo o aprofundamento de investigações sobre crimes relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes, especialmente envolvendo o armazenamento e o compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil.
De acordo com a Polícia Federal, o inquérito teve início após a identificação de que um investigado, residente em uma cidade do norte do Estado, teria adquirido e armazenado arquivos contendo fotos e vídeos produzidos mediante abuso de crianças e adolescentes.
Com base nas provas reunidas ao longo da investigação, a 2ª Vara da Subseção Judiciária Cível e Criminal da Justiça Federal de Araguaína expediu um mandado de busca e apreensão, que foi cumprido no estado do Pará, onde o alvo da operação se encontrava.
A Polícia Federal informou ainda que as investigações prosseguem com o objetivo de esclarecer completamente a participação dos envolvidos nos crimes apurados, bem como para identificar possíveis vítimas.
A Operação Velar VIII integra uma série de ações desenvolvidas pela instituição no combate aos crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

