O julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a permanência do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) registrou um avanço decisivo na noite desta quarta-feira (10). Com o voto do ministro Luiz Fux, lançado às 20h37 no plenário virtual, o placar chegou a 3 a 0 para manter o governador no comando do Palácio Araguaia.
Fux acompanhou o relator, Kassio Nunes Marques, e o ministro André Mendonça, que já haviam votado pela validade da liminar que suspendeu o afastamento de Wanderlei determinado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Com três votos favoráveis entre os cinco ministros da 2ª Turma, a maioria já está formada, e o resultado consolida a permanência de Wanderlei no cargo, independentemente dos votos que ainda serão apresentados pelos ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli até o fim da sessão.
A votação ocorre em ambiente virtual e segue aberta até 23h59 desta quinta-feira (11), mas o cenário já é considerado definido nos bastidores, trazendo alívio e otimismo para a base governista.
A decisão que será concluída formalmente nesta quinta mantém os efeitos da liminar de Nunes Marques, permitindo que Wanderlei siga no exercício do mandato enquanto prosseguem as investigações sobre supostos desvios em contratos de cestas básicas durante a pandemia.
A reportagem segue acompanhando o julgamento para novas atualizações.

