
PF de AraguaÃna deflagra 2ª fase da Operação Velar VIII e cumpre mandado no Pará
A PolÃcia Federal no Tocantins deflagrou, na manhã desta terça-feira (9), a segunda fase da Operação Velar VIII, com o objetivo de aprofundar as investigações contra crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação apura o armazenamento e compartilhamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil pela internet.
De acordo com a PF, o inquérito policial teve inÃcio após a identificação de um suspeito, residente em uma cidade no norte do Tocantins, que estaria adquirindo e armazenando arquivos com fotos e vÃdeos de abuso sexual infantil.
Nesta segunda fase, um Mandado de Busca e Apreensão foi expedido pela 2ª Vara da Subseção Judiciária CÃvel e Criminal da Justiça Federal de AraguaÃna. Curiosamente, a ordem judicial foi cumprida no estado do Pará, indicando que o investigado pode ter se deslocado ou que a investigação se estendeu para além das fronteiras tocantinenses.
As investigações continuam com o objetivo de esclarecer completamente a participação do investigado e de outros possÃveis envolvidos na prática dos crimes. A PolÃcia Federal também trabalha para identificar as vÃtimas que aparecem no material apreendido.
O nome da operação, ?Velar?, segundo a PF, faz referência ao compromisso contÃnuo da instituição na proteção e defesa de crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual.

