Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026
Política

Obra do novo cemitério público de Araguaína atinge 90% da área administrativa concluída

A construção do novo cemitério público também já entregou todo o muro de cercamento da área e pavimentação asfáltica interna

A construção do novo cemitério público de Araguaína, localizado no setor Monte Sinai, segue em ritmo acelerado e já alcançou quase 90% de conclusão da área administrativa. O projeto é uma das principais obras de infraestrutura urbana em andamento no município e promete ampliar significativamente a capacidade de sepultamentos na cidade.

Atualmente, os serviços são executados em múltiplas frentes de trabalho, com avanços na construção das capelas, lavabos e na implantação da infraestrutura destinada aos jazigos. De acordo com o cronograma, 67% dos lavabos e 43% das capelas já estão concluídos. Além disso, a área já conta com todo o muro de cercamento finalizado e pavimentação asfáltica interna pronta. A previsão é que a obra seja entregue até março de 2026.

O novo cemitério terá capacidade total para 8.578 jazigos subterrâneos, sendo 1.676 construídos na primeira etapa. A estrutura contará ainda com quatro capelas, banheiros, prédio administrativo, portal de entrada e vias internas pavimentadas, garantindo um espaço moderno, organizado e adequado para o acolhimento das famílias.

Demanda crescente

O principal cemitério público da cidade, o São Lázaro, localizado na região central, já atingiu a ocupação total. Inaugurado ainda em 1939 — antes mesmo da emancipação de Araguaína —, o local conta com cerca de 33 mil espaços cadastrados e abriga os restos mortais de mais de 60 mil pessoas, segundo estimativa da Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc), responsável pela administração.

Diante da falta de espaço, a Prefeitura tem recorrido à contratação de unidades no cemitério particular Jardim das Paineiras, como parte do benefício do Auxílio-Funeral, regulamentado pelo Decreto nº 113, de 7 de abril de 2022.

Para o presidente da Funamc, Neif Gomes, a construção do novo cemitério representa um importante avanço para o município.

“O cemitério São Lázaro se encontra em ocupação total e, atualmente, Araguaína faz a contratação de unidades no cemitério privado. Com o cemitério do Monte Sinai, poderemos novamente oferecer o serviço em área pública, de forma organizada e com dignidade à população”, destacou.

Com a entrega prevista para 2026, o novo cemitério público do Monte Sinai será um marco na estrutura urbana de Araguaína, oferecendo às famílias um espaço moderno, acessível e respeitoso para o descanso de seus entes queridos.