Em um passo significativo em direção à regularização das atividades comerciais na Via Lago, a Prefeitura de Araguaína avança na criação de um espaço formalizado para os vendedores ambulantes. Em uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 23, o prefeito Wagner Rodrigues e mais de 40 trabalhadores se reuniram para um diálogo aberto e a apresentação do projeto que formaliza os pontos de comercialização, incluindo uma Praça de Alimentação na Rua Parati, próxima da Via Lago.
O prefeito assegurou o retorno imediato das atividades comerciais na Via Lago, realocando temporariamente os vendedores ambulantes para uma área no calçadão do ponto turístico, enquanto o projeto é concretizado. "A cidade é feita por todos, e o direito de trabalho de vocês será preservado, de forma organizada e legalizada", garantiu Wagner.
A decisão sobre o local provisório e o ponto definitivo recebeu total apoio dos vendedores ambulantes. "Estávamos apreensivos em não poder mais trabalhar na Via Lago, mas estivemos aqui com o prefeito e tudo foi esclarecido. Estamos muito felizes com o resultado", afirmou a vendedora Dalila Alencar.
Além disso, a Prefeitura está empenhada em diversas etapas do Projeto Empreende Araguaína, que visa fomentar o desenvolvimento econômico e turístico na região. A iniciativa inclui a regularização de áreas públicas para vendedores ambulantes, proporcionando maior segurança jurídica e oportunidades de crescimento para os empreendedores locais.
Juntamente com a regularização, a Prefeitura busca oferecer capacitação e apoio financeiro aos ambulantes. Em 2023, foi realizada uma capacitação em parceria com o Sebrae, e atualmente, busca-se parcerias com instituições privadas para oferecer linhas de crédito aos vendedores. Além disso, a extinção de mais de 150 taxas municipais em 2022 beneficiou diretamente os vendedores ambulantes, demonstrando o compromisso da gestão com o apoio à economia local.

