Neste mês de julho, o Jalapão se destaca como um dos destinos mais cobiçados do Brasil para as férias, atraindo turistas com suas paisagens deslumbrantes, tradições culturais e atrações naturais. O Parque Estadual do Jalapão (PEJ), uma Unidade de Conservação (UC) gerida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), desempenha um papel fundamental na conservação e gestão da região, além de promover uma programação especial de férias focada na sustentabilidade e na educação ambiental.
Atividades Destacadas na Programação
Workshop Jóias do JalapãoNesta semana, ocorre o workshop "Jóias do Jalapão" na zona urbana de Mateiros e no povoado Mumbuca. O objetivo é capacitar os artesãos locais em técnicas de fotografia para redes sociais, essenciais para a divulgação e comercialização de seus produtos. ?Os artesãos da Associação dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros (ACAPPM) puderam aprender sobre técnicas de iluminação e uso de objetos naturais para compor as fotos?, destaca Marina Morena, guarda-parque do Naturatins. A Gerência de Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins trabalha constantemente para trazer técnicas que envolvam e valorizem a produção artesanal local.
1º Festival da Cultura Popular JalapoeiraDe 18 a 20 de julho, a praça do CAT, no centro de Mateiros, será palco do 1º Festival da Cultura Popular Jalapoeira. Andrea Lambertucci, do Varandas do Jalapão, explica que o festival visa fortalecer, promover e visibilizar as Associações de Artesãos e Pequenos Produtores da região, além de resgatar a cultura tradicional jalapoeira. A programação inclui a inauguração do Espaço da Sociobiodiversidade, um centro integrado de educação ambiental do Naturatins, que servirá como ponto de referência para atividades educativas e de conscientização ambiental.
Um Dia no ParqueNo dia 21 de julho, a supervisão da APA do Jalapão promove a programação "Um Dia no Parque" na Cachoeira da Velha. O evento oferecerá aos visitantes uma experiência única de imersão na natureza, contemplação das belezas e da biodiversidade do Jalapão.
Visitação às Dunas e Serra do Espírito SantoDevido à alta demanda, as equipes do Naturatins intensificaram as atividades de controle da capacidade de carga e monitoramento das Dunas e da Serra do Espírito Santo. Os visitantes recebem orientação sobre procedimentos a serem adotados, como a proibição de fogueiras, bebidas alcoólicas, cigarros e alimentação, além de restrições ao uso de aparelhos sonoros e à entrada com animais domésticos (exceto cães-guia).
Para agendar a entrada nas Dunas e Serra do Espírito Santo, é necessário apresentar um voucher, que pode ser emitido através de uma Associação Local ou Cooperativa Turística credenciada. A entrada só é permitida na presença de um Guia de Turismo ou Condutor Ambiental Local. Os horários de visitação variam entre 5h e 9h, e das 14h às 17h30 para as Dunas, e das 5h às 9h e das 14h às 16h para a Serra do Espírito Santo. O limite de permanência é até as 11h pela manhã e até as 18h30 à tarde.


