Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026
Política

Luciano Hang visita Araguaína e anuncia planos para instalar loja da Havan com 200 empregos

Em conversa com o prefeito Wagner Rodrigues, Hang se disse impressionado com Araguaína e elogiou a infraestrutura

HAVAN ESTUDA INSTALAÇÃO DE LOJA EM ARAGUAÍNA E PREVÊ GERAÇÃO DE 200 EMPREGOS
Presidente da rede, Luciano Hang, visitou a cidade e elogiou infraestrutura e gestão municipal; município vive ciclo de expansão econômica com mais de 11 mil novos empregos em quatro anos

A rede nacional de lojas de departamento Havan está prospectando uma área em Araguaína, no norte do Tocantins, para instalar uma nova unidade que poderá gerar cerca de 200 empregos diretos. O anúncio foi reforçado nesta terça-feira (28), durante visita do presidente da empresa, Luciano Hang, que esteve na cidade para conhecer possíveis locais para a construção.

Em reunião com o prefeito Wagner Rodrigues, Hang destacou a boa impressão que teve de Araguaína.

“Parabéns pelo seu trabalho, inovação, acreditar no município, investir no município, abrir ruas, avenidas, deixando tudo lindo”, afirmou o empresário, elogiando a infraestrutura urbana e o ambiente favorável a novos investimentos.

O presidente da Havan também disse estar confiante com a possibilidade de instalar a loja na cidade.

“O que eu vi hoje aqui me deixa tranquilo para a gente procurar algo, um terreno lindo, maravilhoso, fazer uma loja linda, com 200 empregos, Estátua da Liberdade e trazer mais alegria para o povo de Araguaína”, completou.


Cidade em expansão e novos investimentos

A possível chegada da Havan reforça o momento positivo vivido por Araguaína, que vem atraindo investimentos em diversos setores — comércio, construção civil, indústria e atacado. Nos últimos anos, a cidade consolidou-se como um dos principais polos econômicos do Tocantins.

Na construção civil, a empresa M-21 lidera projetos de grande porte, como o Edifício Riviera Home Resort, com 30 andares e 80 apartamentos, e o Edifício Lake 21, condomínio de luxo na Via Lago. Também estão em andamento o Edifício Vértice, com 198 apartamentos voltados à locação e moradia, e o Residencial Flor de Lins, com 128 unidades já vendidas.


Assaí Atacadista e expansão do comércio

Outro empreendimento em destaque é o Assaí Atacadista, que está com obras avançadas na Avenida Filadélfia, no setor Senador. A inauguração está prevista para dezembro, com previsão de 300 empregos diretos nas áreas de caixa, reposição, açougue, depósito e administração.


Lago Center Shopping consolida setor de serviços

O Lago Center Shopping, às margens do Lago Azul, completou um ano de funcionamento com mais de 100 lojas instaladas e cerca de mil empregos diretos. O empreendimento tem atraído franquias nacionais e se consolidado como um dos principais centros comerciais do norte do Estado.


Distrito Industrial impulsiona geração de empregos

No Distrito Industrial, 31 empresas já estão em funcionamento, gerando 1.400 empregos diretos e 1.000 indiretos. Outras seis empresas estão em fase de instalação, com previsão de abrir mais 530 vagas. A Prefeitura também projeta para 2026 o lançamento de 300 novos lotes industriais, ampliando o espaço para novas fábricas e negócios.


Mais de 11 mil empregos formais em quatro anos

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Araguaína gerou 11.080 novos empregos formais entre janeiro de 2021 e agosto de 2025, um crescimento de 38%, acima da média estadual (32%) e nacional (24%).

Ano Novos empregos
2021 2.862
2022 2.394
2023 2.447
2024 2.160
2025 (até agosto) 1.217
Total 11.080

O prefeito Wagner Rodrigues destacou que o resultado é fruto de uma política contínua de incentivo ao empreendedorismo.

“Favorecemos tanto quem já estava na cidade, permitindo ampliar seus negócios, como quem quis trazer novos empreendimentos. Saímos de uma base de menos de 30 mil empregos formais para superar os 40 mil agora”, afirmou.

Wagner também projeta crescimento ainda maior com a retomada dos voos comerciais e as obras estruturantes em andamento.

“Temos qualidade de vida, boa infraestrutura, localização estratégica e um povo trabalhador. Somos referência nacional e, daqui em diante, é só para frente — não há mais ré”, concluiu o prefeito.