O Hospital Municipal de Araguaína (HMA) consolida-se como uma das principais referências em alta complexidade infantil no Tocantins, recebendo pacientes de diversas regiões do estado e até de estados vizinhos. Reconhecido pela excelência em atendimentos pediátricos e cirurgias de alta complexidade, o hospital é gerido pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, e apresenta índices expressivos de satisfação entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Referência em cirurgia cardíaca infantil
Desde 2019, o HMA já realizou mais de 350 cirurgias cardíacas pediátricas, um marco que o coloca entre os hospitais que mais realizam o procedimento em todo o Tocantins. A unidade é responsável por cerca de 90% das cirurgias cardíacas infantis realizadas no estado, atendendo crianças de diferentes faixas etárias e regiões.
Segundo a diretora técnica do HMA, Dra. Elena Medrado, a instituição mantém uma forte articulação interna para garantir que a agenda cirúrgica siga ativa, mesmo em períodos de alta demanda.
"Em geral, pacientes com cirurgia cardíaca precisam de leitos de UTI reservados, e o maior desafio que temos contornado nestes anos é equilibrar a demanda cirúrgica aos quadros agudos", explica a médica.
A diretora destaca que o tempo de espera para os procedimentos é de 10 a 30 dias, com um índice mínimo de remarcações.
"Não há milagres: aqui no hospital, toda a equipe é altamente comprometida em fazer as adequações necessárias para cuidar das crianças que chegam até nós", completou.
Satisfação dos usuários ultrapassa 80%
Os resultados dessa dedicação aparecem nas avaliações mensais realizadas com os usuários. A pesquisa de Net Promoter Score (NPS) ? que mede o nível de satisfação dos pacientes ? demonstra que o HMA mantém, de forma constante, índices acima de 80% de aprovação desde 2024.
A avaliação é feita diretamente com os responsáveis pelos pacientes, ainda na saída da unidade, e também por meio de mensagens de texto enviadas posteriormente.
"Essa pesquisa é feita com o responsável pelo paciente quando ele sai da unidade e, caso ele não responda, é enviada uma mensagem de SMS para que ele preencha as questões e nos dê informações de como foi a experiência durante a passagem pelo hospital", detalha a diretora.
Em 2024, o hospital registrou média de satisfação superior a 90%, e, em 2025, o índice parcial até agosto já alcança 89%, com destaque para o mês de agosto, quando o resultado chegou a 100% de aprovação.
Compromisso e qualidade no atendimento
Para a equipe do HMA, o segredo dos bons resultados está no comprometimento dos profissionais que atuam tanto na área técnica quanto na administrativa.
"O padrão de atendimento, dedicação e qualidade técnica que entregamos fica muito claro no resultado que o nosso paciente nos mostra. E tudo isso de forma totalmente gratuita, via SUS", conclui Dra. Elena Medrado.
Com desempenho acima da média nacional e reconhecimento dos próprios usuários, o Hospital Municipal de Araguaína reafirma seu papel essencial na oferta de saúde pública infantil de qualidade, sendo exemplo de eficiência e humanidade no atendimento pediátrico do Tocantins.

