Segunda-feira, 5 de janeiro de 2026
Economia

Governo do Tocantins mobiliza Bombeiros para operação no Amazonas

Os bombeiros militares do Tocantins, enviados pelo Governo do Estado ao Amazonas, começaram oficialmente nesta quarta-feira, 10, suas atividades na Operação Guardiões do Bioma. A missão, que é uma continuidade da Operação Tamoiotatá IV/Aceiro, foi determinada pelo governador Wanderlei Barbosa e é liderada pelo Governo Federal, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Experiência e Capacidade

A equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) é composta por cinco integrantes altamente experientes em combate a incêndios florestais. Os bombeiros tocantinenses estão baseados em Humaitá, localizada a cerca de 700 km de Manaus, no sul do estado do Amazonas. Eles se juntam a outros 49 bombeiros militares de diversas regiões do Brasil, incluindo Amazonas, Roraima, Distrito Federal, Pernambuco, Pará e Maranhão. As operações serão distribuídas em quatro cidades: Apuí, Lábrea, Boca do Acre e Humaitá, visando o combate a incêndios em áreas desmatadas.

Preparação e Logística

O Tenente Vander Praxedes, um dos membros mais experientes da equipe, destacou o início dos trabalhos de instalação do Posto de Comando e a instrução das equipes sobre o uso de equipamentos e estratégias de combate. ?Ainda estamos instalando o Posto de Comando e instruindo as equipes sobre o uso dos equipamentos e estratégias de combate?, afirmou Praxedes.

Além dele, a missão conta com o Tenente R. Soares, os Subtenentes Noleto e Fernandes, e o Sargento De Oliveira. A missão está prevista para continuar até novembro, período durante o qual os bombeiros irão estabelecer a parte logística, dividir as equipes, organizar as escalas e treinar sobre as táticas de combate aos incêndios florestais.

Comando Geral

O comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, ressaltou a importância da participação dos bombeiros tocantinenses na Operação Guardiões do Bioma, evidenciando a grande experiência e capacidade da corporação em apoiar outras unidades do Brasil. ?Temos tanto os militares que estão na ativa hoje, preparados, nesta Operação Guardiões do Bioma, como também os da reserva, a exemplo dos que ajudam na Operação de Combate aos Incêndios Florestais no Pantanal [Mato Grosso do Sul]?, pontuou o coronel Ornelas.

?Todos são capacitados, e para nós é importante essa integração, essa parceria entre as corporações co-irmãs, servindo as populações que estão precisando de um apoio maior das instituições de bombeiro militar no combate aos incêndios florestais.?, completou o comandante-geral.