Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026
Economia

Governo do Tocantins anuncia mudanças no comando da PM e no Planejamento

Mudanças atingem comando da Polícia Militar, Planejamento e órgãos vinculados à estrutura administrativa do Estado

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), oficializou novas nomeações para cargos estratégicos da administração estadual, com alterações nas áreas de segurança pública, planejamento e gestão de autarquias. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (11) e entram em vigor a partir desta sexta-feira (12).

Entre as nomeações, Cláudio Thomaz Coelho de Souza foi designado para o cargo de chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Tocantins. Com a decisão, Flávio Santos Brito foi exonerado da função que ocupava até então. Ainda na área administrativa, Maurício Parizotto Lourenço assumiu a Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento.

As alterações fazem parte do processo de reorganização administrativa conduzido por Wanderlei Barbosa após seu retorno ao comando do Executivo estadual. Desde então, o governador tem promovido mudanças em diferentes setores do governo, com substituições em secretarias e órgãos vinculados à estrutura estadual.

No mesmo conjunto de atos, Wanderlei Barbosa nomeou Pedro Henrique Cardoso Beckman para a presidência da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). Também foi publicada a exoneração de Mônica Avelino Arrais do cargo de secretária executiva da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

As mudanças refletem o reposicionamento da base administrativa do governo e a recomposição de cargos estratégicos dentro da gestão estadual.