O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, desembarcou na República Dominicana para participar da Assembleia de Governadores, promovida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), entre os dias 6 e 10 de março. Na pauta das discussões, estão projetos de grande importância para o estado, como um investimento de aproximadamente R$ 210 milhões para modernização fiscal e um financiamento voltado para o setor habitacional.
"Neste momento, estamos participando ativamente das plenárias promovidas pelo BID. É fundamental ressaltar que já temos projetos em andamento com essa instituição. Esta é a razão de nossa participação neste encontro anual, buscando alavancar investimentos para o Tocantins", destacou Wanderlei Barbosa, acompanhado pela primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, e pelo secretário de Estado da Fazenda, Júlio Edstron.
Também integrando a comitiva do Governo do Tocantins na República Dominicana, o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, ressaltou a importância da presença do estado no evento. "Esta é uma oportunidade para entendermos as prioridades da instituição, fortalecer os laços com os dirigentes do banco e consolidar as parcerias já em andamento. Já avançamos significativamente no financiamento do Profisco II, por exemplo", afirmou.
Além dos projetos já em andamento, a comitiva discute possibilidades de financiamento para habitação, produção de energias renováveis e fomento do turismo tocantinense. O evento proporciona ainda uma visão das prioridades do BID, relacionadas à modernização da gestão, governança, turismo, energias renováveis e desenvolvimento sustentável.
A Assembleia de Governadores, composta pela 64ª reunião anual do BID e pela 38ª reunião anual do BID Invest, reúne líderes econômicos e financeiros de 48 países membros do banco e do setor privado para discutir os desafios e oportunidades de desenvolvimento na América Latina.

