Segunda-feira, 5 de janeiro de 2026
Economia

Governador do Tocantins busca investimentos do BID e Governo Federal em Brasília

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, esteve em Brasília nesta terça-feira, 23, para tratar de oportunidades de captação de recursos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em reunião com o representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, foram apresentados projetos com potencial para receber investimentos do banco. Além disso, foi destacado o avanço na gestão fiscal do Estado, que cumpre os critérios necessários para estabelecer parcerias com organismos internacionais.

"Em dois anos de gestão, fizemos os ajustes orçamentários necessários e agora estamos prontos para investir em turismo, cultura, feiras de negócios, agropecuária e outras áreas que impulsionam a economia dos municípios. Esses investimentos fomentam a criação de pequenos negócios, fortalecem os médios e grandes empreendimentos, e aumentam a produtividade econômica. Essa visão é fundamental para o crescimento do Tocantins", destacou o governador Wanderlei Barbosa.

Barbosa também enfatizou projetos em andamento para a construção e melhoria dos Parques Industriais nos municípios de Araguaína, Guaraí, Porto Nacional e Gurupi. Outros projetos priorizados pelo governo incluem iniciativas voltadas para a agricultura familiar, especialmente para produtos em expansão, como o cacau.

O secretário de Estado da Fazenda, Júlio Edstron, ressaltou a importância do diálogo direto com o BID e outras instituições internacionais para agilizar a implementação dos projetos. "Essa colaboração cria oportunidades para acelerar processos importantes e garantir a execução bem-sucedida dos projetos", afirmou.

Além do encontro com o BID, o governador participou de uma reunião com a ministra do Orçamento e Planejamento, Simone Tebet, para buscar apoio do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) no acesso a recursos do Orçamento Geral da União, por meio de financiamentos internacionais.

A ministra Simone Tebet elogiou a atual gestão do Tocantins pela melhora na classificação da capacidade pagadora (Capag) do Estado, conforme avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Essa melhoria é fundamental para a obtenção de financiamento em organismos internacionais, abrindo portas para operações de crédito de grande porte.

A comitiva do Tocantins em Brasília incluiu o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei Moura; o secretário extraordinário de Representação em Brasília, Carlos Manzini Júnior; o secretário da Casa Militar, coronel Wander Araújo; e o assessor de Gestão Estratégica da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Glênio Benvindo de Oliveira.