Pelo menos 20 funcionários precisaram de atendimento médico após serem intoxicados por um vazamento de amônia em um frigorífico no setor industrial de Paraíso do Tocantins nesta quarta-feira (24). A situação foi normalizada e o vazamento foi contido pela empresa.
O frigorífico Plena informou que o vazamento de um gás de refrigeração foi controlado em cerca de 20 minutos. Quinze funcionários foram encaminhados ao hospital para observação, e todos passam bem. A produção foi interrompida durante a manhã e será retomada no período da tarde.
Os bombeiros foram chamados por volta de 8h30 após relatos de pessoas inconscientes. Algumas pessoas também relataram ansiedade devido à sensação de formigamento na pele.
Após a chegada ao local, a equipe dos bombeiros verificou que o vazamento havia sido controlado pela empresa. Durante o atendimento, não houve registros de pessoas inconscientes.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), vinte pessoas foram atendidas pelo Hospital Regional de Paraíso com sintomas de intoxicação por amônia. O estado de saúde delas não foi divulgado.
O vazamento ocorreu devido a uma falha numa bomba centrífuga de NH3 usada para refrigeração, segundo informações dos bombeiros. Um funcionário relatou que uma válvula de pressão se rompeu após uma queda de energia, provocando um aumento de pressão na tubulação e resultando no rompimento.
A empresa foi orientada pelos bombeiros a usar exaustores para renovar o ar no ambiente e garantir que o local volte à normalidade ao longo do dia. Felizmente, não houve vítimas graves, e a situação foi normalizada.
Nota oficial do frigorífico PlenaA empresa informa que, por volta das 8h, houve um vazamento de gás de refrigeração na unidade em Paraíso do Tocantins (TO). Imediatamente, a equipe de segurança do trabalho prestou os primeiros socorros, acionou o Corpo de Bombeiros e controlou o vazamento em aproximadamente 20 minutos.
Cerca de 15 pessoas foram atendidas e passam bem. Elas foram encaminhadas a um hospital da cidade para observação.
Por razões de segurança e cuidado com as pessoas, a produção foi interrompida na unidade. A retomada da produção foi liberada pelo Corpo de Bombeiros e está programada para ocorrer no período da tarde.

