Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026
Economia

Fiscalização aplica multa de R$ 1,6 milhão por desmatamento ilegal

Fiscalização identificou impedimento da regeneração de mais de 330 hectares de vegetação nativa em área usada para pecuária, em Aliança do Tocantins

Um proprietário rural foi autuado e multado em R$ 1.665.000,00 por infrações ambientais relacionadas ao desmatamento de área de Reserva Legal e à obstrução da regeneração da vegetação nativa no município de Aliança do Tocantins, na região sul do estado. A irregularidade foi constatada durante fiscalização realizada pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).

A ação ocorreu na tarde desta sexta-feira (12), em uma fazenda onde, segundo os militares, a área vinha sendo utilizada para a criação de gado de forma irregular. Durante a vistoria, foi verificado que o proprietário impediu a regeneração natural de aproximadamente 332,78 hectares de Reserva Legal, em desacordo com a legislação ambiental vigente.

De acordo com as informações levantadas pela fiscalização, os dados declarados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) indicaram que a atividade pecuária desenvolvida no local não possuía a devida licença ambiental. Diante das infrações constatadas, a área foi embargada e permanecerá interditada até que a situação seja regularizada junto aos órgãos competentes.

Além da multa aplicada, foram emitidos termo de embargo e notificação administrativa. A Polícia Militar Ambiental informou ainda que o caso será encaminhado ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e ao Ministério Público Estadual para as providências cabíveis.