Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026
Política

Estrutura avançada: Obras da nova base do SAMU em Araguaína alcançam 75% de conclusão

As obras da nova base do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Araguaína estão em estágio avançado, com cerca de 75% concluídos. Localizada na Avenida Filadélfia, a sede, aproveitando parte do antigo prédio da Feirinha, está prevista para ser finalizada até o final de abril, oferecendo um espaço moderno e adaptado para a ampliação dos serviços a outros municípios da região macronorte do Estado.

"A entrega desta estrutura totalmente adaptada ao serviço, com móveis e aparelhos de ar-condicionado novos, é uma demonstração do compromisso de Araguaína em proporcionar dignidade aos profissionais, permitindo que possam prestar um serviço de excelência quando acionados", destacou a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.

Nesta fase final, estão em andamento os serviços de conclusão das instalações elétricas, incluindo luminárias, tomadas e quadros de distribuição, bem como a finalização das instalações de SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) e instalações lógicas.

Além disso, estão em progresso a instalação e pintura de forros de gesso nos ambientes internos, a pintura interna e externa do prédio, a instalação do piso intertravado no pátio e a construção das calçadas laterais do prédio, juntamente com o polimento do piso de granito existente.

A nova base do SAMU contará com dois pavimentos, totalizando mais de 30 salas em uma área construída de 1.254,82 metros quadrados. No térreo, serão disponibilizadas salas de repouso, estudo, copa, refeitório, entre outras, além de uma Central de Materiais Esterilizados.

No pavimento superior, funcionarão áreas administrativas, salas de regulação médica, enfermagem, coordenação, administração e almoxarifado, bem como um Núcleo de Educação em Urgência, laboratório de práticas e um auditório.

A área externa será equipada com depósitos de resíduos, estacionamento, sistema de separação de água e óleo, e uma oficina, garantindo a conformidade com as normas ambientais.

Araguaína, por ser referência médico-hospitalar na região, visa a regionalização do SAMU, com solicitações de outros municípios em análise. Oito cidades já iniciaram o processo de regionalização, sendo Guaraí e Filadélfia os primeiros aprovados.