Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026
Política

Cão é abandonado amarrado durante programação de natal no parque cimba

Cachorrinho foi amarrado e abandonado no Parque Cimba

Em pleno período de Natal, o Parque Cimba, em Araguaína, voltou a registrar um caso de abandono de animais. Na manhã desta segunda-feira (8), um cachorro de pequeno porte foi encontrado amarrado e sozinho nas dependências do espaço público, utilizado atualmente para a programação natalina. Segundo protetores, o local é alvo recorrente desse tipo de ocorrência, principalmente envolvendo gatos.

De acordo com o Instituto Mundo Animal, o cão estava preso por uma corda a uma das barracas montadas para o evento, próximo à entrada do parque. O vigia acionou protetoras voluntárias após flagrar a situação. Ele também registrou em vídeo o momento em que o animal foi encontrado.

Segundo o relato do vigia, o homem que abandonou o cachorro chegou ao local caminhando, conversou brevemente com os vigilantes para despistar e, em seguida, deixou o animal amarrado à estrutura antes de ir embora.

O Instituto Mundo Animal informou que o resgate será realizado e que um boletim de ocorrência será registrado, uma vez que o abandono de animais é crime previsto em lei.

De acordo com as protetoras, o Parque Cimba já enfrenta casos constantes de abandono, principalmente de gatos, adultos e filhotes. Um grupo organizado mantém cuidados básicos, como alimentação, acompanhamento veterinário e castração. Atualmente, seis gatos vivem no local sob cuidados voluntários, mas em períodos anteriores esse número já chegou a 20.

As voluntárias defendem que o enfrentamento do problema depende da implementação de políticas públicas, como a instalação de câmeras de videomonitoramento, ampliação de castrações de animais domiciliados, de rua e comunitários, além de fiscalização contínua com responsabilização de autores.

Cenário nacional

O abandono de animais é um problema em todo o país. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados em junho deste ano, estimam que mais de 30 milhões de cães e gatos vivem nas ruas no Brasil — cerca de 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos.

Segundo entidades de proteção, o mês de dezembro concentra o maior número de ocorrências, agravado por viagens, mudanças de rotina e decisões impulsivas. Nesse cenário, surgiu o movimento Dezembro Verde, criado em 2015 no Ceará, com foco na conscientização e combate ao abandono. A data simbólica da campanha é 10 de dezembro, considerada o Dia Internacional dos Direitos dos Animais.

Outro fator que contribui para o aumento da população de animais em situação de rua é a baixa taxa de castração. De acordo com a Mars Petcare, apenas 28% dos cães e 53% dos gatos no país são esterilizados.

Aspectos legais

O abandono e os maus-tratos a animais são crimes previstos na Lei Federal nº 9.605/98. Com a sanção da Lei nº 14.064/20, a pena para maus-tratos contra cães e gatos passou a ser de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda. Em caso de morte do animal, a punição pode ser ainda mais severa.