Terça-feira, 13 de janeiro de 2026
Destaque

Amélio Cayres garante 18 votos e deve ser reeleito presidente da ALETO

Amélio Cayres garante 18 votos e deve ser reeleito presidente da ALETO
Amélio Cayres garante 18 votos e deve ser reeleito presidente da ALETO

O deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) deve ser reconduzido à presidência da Assembleia Legislativa do Tocantins (ALETO). Deputados ouvidos pelo RTO afirmam que o atual presidente já tem garantidos 18 dos 24 votos em disputa.

Com um perfil conciliador e atuação reconhecida pelos municípios, Amélio é respeitado entre seus pares e mantém bom relacionamento com os poderes Executivo e Judiciário.

Amélio conta com o apoio do Governador Wanderlei Barbosa tendo como vice em sua chapa o deputado Léo Barbosa, filho de Wanderlei

Novas Eleições

Na última terça-feira, 26, Amélio Cayres e outros 16 deputados protocolaram um Projeto de Resolução (PR) para regulamentar a eleição da Mesa Diretora do segundo biênio da legislatura. A proposta estabelece que o processo eleitoral ocorrerá a partir de 1º de novembro do ano anterior ao início da nova gestão, em conformidade com decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF).

O PR também declarou nula a eleição para o biênio 2025/2026, realizada em junho deste ano, que havia reconduzido Amélio à presidência. A medida visa proporcionar maior segurança jurídica aos trabalhos da Mesa Diretora.

?Estamos acompanhando o julgamento do STF sobre as eleições em outras assembleias e não tem sentido abrirmos brecha para sermos questionados. Portanto, uma regulamentação em conformidade com o Supremo já traz maior segurança jurídica para que a próxima Mesa Diretora possa conduzir os trabalhos no próximo biênio com o máximo de transparência possível?, afirmou Cayres em nota distribuída à imprensa.

A decisão reflete a busca por maior estabilidade na Casa, além de alinhar o Legislativo às diretrizes do STF.

Provável composição da Mesa Diretora

A nova Mesa Diretora deve manter os mesmos nomes eleitos em junho, com exceção da 2ª vice-presidência, que pode passar a ser ocupada por outro parlamentar.

Confira a provável composição:
? Amélio Cayres (Republicanos) ? Presidente
? Léo Barbosa (Republicanos) ? 1º Vice-presidente
? (A definir) ? 2º Vice-presidente
? Vilmar de Oliveira (Solidariedade) ? 1º Secretário
? Moisemar Marinho (PSB) ? 2º Secretário
? Luciano Oliveira (PSD) ? 3º Secretário
? Jair Farias (União Brasil) ? 4º Secretário

Se confirmada, a reeleição de Amélio Cayres reforça sua liderança na ALETO e a continuidade de uma gestão que busca fortalecer a representatividade do Legislativo no Tocantins.