
O AraguaÃna empatou por 1 a 1 com o Tocantinópolis, na tarde desta terça-feira, no Estádio Ribeirão, em Tocantinópolis, e garantiu o tricampeonato do Campeonato Tocantinense 2025. Com a vitória por 2 a 1 no jogo de ida, o Tourão fechou a decisão com 3 a 2 no placar agregado.
O tÃtulo marca mais um capÃtulo histórico para o futebol de AraguaÃna e consolida a campanha da equipe, que soube administrar a vantagem conquistada no primeiro confronto e mostrou equilÃbrio mesmo jogando fora de casa.
Primeiro tempo
Com maior posse de bola desde os minutos iniciais, o AraguaÃna começou pressionando o adversário. Precisando reverter o placar do jogo de ida, o Tocantinópolis chegou com perigo aos 7 minutos, quando Matheus Barbosa finalizou bem, mas o goleiro Flávio fez grande defesa.
Aos 16 minutos, o AraguaÃna abriu o placar. Ailton Jr. aproveitou a assistência na entrada da área e finalizou para o fundo da rede, ampliando a vantagem do Tourão no agregado para 3 a 1. Mesmo em vantagem, a equipe seguiu ofensiva e ainda criou pelo menos mais uma chance clara de gol antes do intervalo.
O primeiro tempo terminou com o AraguaÃna em vantagem no marcador e mais confortável na decisão.
Segundo tempo
Na etapa final, o Tocantinópolis voltou mais agressivo em busca dos gols necessários para mudar o cenário da decisão. O técnico Júnior Amorim promoveu alterações e o Verdão passou a pressionar com mais intensidade.
Aos 31 minutos, o atacante Marcos aproveitou uma bola levantada na área e deixou tudo igual no placar. Mesmo após o empate, o Tocantinópolis manteve a pressão até o apito final, mas o AraguaÃna contou com a boa atuação do goleiro Flávio, que salvou a equipe em pelo menos duas oportunidades.
Com o empate em 1 a 1, o AraguaÃna confirmou o tÃtulo estadual com 3 a 2 no agregado e comemorou o tricampeonato tocantinense.
Competição retomada após decisão do STJD
O Campeonato Tocantinense de 2025 havia sido encerrado em abril, mas acabou sendo retomado após julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. A reviravolta ocorreu por conta de uma escalação irregular do União-TO, então campeão estadual.
A irregularidade aconteceu na primeira fase do campeonato, quando o União escalou o zagueiro Sheik, que estava suspenso por acúmulo de cartões amarelos, em uma partida atrasada da segunda rodada. O erro teria ocorrido após falha de comunicação na súmula do árbitro Fernando Henrique Alcântara.
O União-TO foi julgado com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), sofreu a perda de três pontos e foi multado em R$ 5 mil, decisão que levou à reprogramação da final do campeonato.
Vagas nacionais garantidas
Com o encerramento do estadual, AraguaÃna, Tocantinópolis e Capital vão representar o Tocantins na Copa do Brasil de 2026. Além disso, AraguaÃna e Tocantinópolis disputarão a Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa Centro-Oeste na próxima temporada.
Ranking de campeões do Tocantinense


