Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
Geral

Tocantins recebe Selo Ouro em alfabetização, aponta Ministério da Educação

Tocantins recebe Selo Ouro em alfabetização, aponta Ministério da Educação
Tocantins recebe Selo Ouro em alfabetização, aponta Ministério da Educação

O Ministério da Educação (MEC) concedeu, nesta quinta-feira (5), o Selo Ouro ao Tocantins pelo desempenho nas políticas públicas de alfabetização de crianças. O reconhecimento integra o Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que busca garantir a alfabetização dos estudantes até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Segundo as informações divulgadas, o Tocantins desenvolve suas ações por meio do programa Alfabetiza Mais Tocantins, com a meta de beneficiar 78 mil estudantes nos 139 municípios. São investidos R$ 8 milhões pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), destinados à formação continuada de profissionais, concessão de bolsas para articuladores e formadores, entrega de material estruturado a professores e estudantes, além da premiação de boas práticas.

Até o momento, 56 mil estudantes e 2 mil professores do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental foram contemplados. Na Educação Infantil (Pré-Escola), 22 mil crianças e cerca de 2.300 professores estão sendo atendidos.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, afirmou que o Selo Ouro é resultado das políticas adotadas pelo governo estadual. ?Estamos muito satisfeitos com esse resultado que é reflexo das ações implementadas pelo Governo do Tocantins com foco no planejamento, na gestão estratégica, nos investimentos e no apoio aos municípios, para que todas as crianças das escolas públicas tocantinenses possa estar alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental?, destacou.

Em maio, o Tocantins foi apontado pelo MEC como o estado que mais evoluiu na alfabetização, atingindo 44% em 2023. O índice superou o desempenho do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021 em 30 pontos percentuais e ficou 6 pontos acima do de 2019, que foi de 38%. A meta para 2024 é chegar a 50%.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada prevê um regime de colaboração entre União, estados e municípios, com metas pactuadas, monitoramento e apoio técnico e financeiro. Também inclui estratégias para aprimorar a infraestrutura, materiais didáticos, avaliação da alfabetização, formação de professores e orientações curriculares.

O ranking dos municípios tocantinenses premiados pelo Selo Compromisso Nacional com a Alfabetização pode ser consultado no link:

https://docs.google.com/spreadsheets/u/2/d/1lLlCO2Cn7HZHQbNil7lEfpGHsl65Ke88iie0Zq16ZMU/htmlview?pli=1