Domingo, 11 de janeiro de 2026
Destaque

Sexta-feira é feriado no Tocantins, você sabe por quê? Entenda a nova data no calendário

Sexta-feira é feriado no Tocantins, você sabe por quê? Entenda a nova data no calendário
Sexta-feira é feriado no Tocantins, você sabe por quê? Entenda a nova data no calendário
Celebrado em 15 de agosto, o Dia do Senhor do Bonfim se torna feriado estadual pela primeira vez em 2025. Lei foi sancionada no ano passado e visa valorizar a maior e mais tradicional festa religiosa do estado.

TOCANTINS
? Muitos tocantinenses podem ser surpreendidos com um novo feriado nesta sexta-feira, 15 de agosto. Pela primeira vez, o estado irá parar para celebrar o Dia do Senhor do Bonfim, uma das mais importantes e tradicionais manifestações de fé católicas da região, que agora faz parte do calendário oficial.
A data, que já era marcada por grandes romarias e momentos de devoção, especialmente no povoado do Bonfim, próximo a Natividade, foi transformada em feriado estadual através da Lei nº 4.509, sancionada pelo governador Wanderlei Barbosa em setembro de 2024, após aprovação na Assembleia Legislativa.
A justificativa para a criação do feriado, segundo o texto da lei, é valorizar as tradições culturais e religiosas do Tocantins, promover a integração das comunidades e fomentar o turismo religioso como vetor de desenvolvimento social e econômico.
A tradição do Senhor do Bonfim remonta ao ano de 1750, quando, segundo a história popular, um vaqueiro encontrou uma imagem do santo na região. Após ser levada para a cidade, a imagem teria reaparecido misteriosamente no local original, dando início a uma devoção que se espalhou por todo o estado e se tornou a maior festa religiosa do Tocantins.
Funcionamento do Comércio
Apesar de ser feriado, o comércio em geral tem autorização para funcionar. De acordo com a convenção coletiva da Federação do Comércio (Fecomércio), as empresas podem abrir as portas, com a obrigação de pagar horas extras aos funcionários apenas após o cumprimento da jornada normal de trabalho.