Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026
Geral

Saúde alerta sobre importância da vacinação contra febre amarela

Saúde alerta sobre importância da vacinação contra febre amarela
Saúde alerta sobre importância da vacinação contra febre amarela
Atenção deve ser redobrada para aqueles que vão se deslocar à área de matas e rios

Está chegando a tão esperada temporada de praias e férias no Tocantins e, com ela,  alguns cuidados são necessários para garantir a diversão com segurança para todos. Para aqueles que vão se deslocar à área de matas e rios, o alerta do Governo do Tocantins é da importância de verificar o esquema vacinal contra a febre amarela.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) apontam que, de janeiro a maio deste ano, foram 18 casos notificados para febre amarela em municípios do Tocantins, sendo que quatro se encontram em investigação. O Estado também registrou um óbito confirmado (importado de Santa Catarina) com Local Provável de Infecção (LPI), no Lago Angical, entre os municípios de Peixe, São Salvador e Paranã.

Diante do cenário, a prevenção é o mais recomendado por especialistas no assunto. ?A vacinação é a medida de prevenção mais efetiva no caso da febre amarela. Com ela, podemos evitar os graves efeitos causados pelos sintomas e os óbitos?, afirmou a gerente de Vigilância de Arboviroses da SES, Cristiane Bueno.

Além da vacinação elencada pela gerente, alguns cuidados fazem a diferença: a vacina para febre amarela deve ser aplicada pelo menos duas semanas antes de sua viagem; macacos doentes ou mortos podem ser um sinal de alerta, caso encontre algum animal nestas condições, não se aproxime, comunique imediatamente a secretaria de saúde do município; em região de mata densa, não se esqueça de usar roupas adequadas e levar repelente.

Sintomas comuns

Geralmente, o vírus possui um estado de incubação de 3 a 6 dias e, após esse período, começam a aparecer os sintomas. A pessoa infectada com a febre amarela pode apresentar sintomas como febre súbita, calafrios, dores de cabeça intensa, dores nas costas, fraqueza, fadiga, vômitos e náuseas. Nos casos mais graves, podem ocorrer febre alta, hemorragia e até falência dos órgãos.

O tratamento para febre amarela visa amenizar seus sintomas; em caso de suspeita, consulte a unidade de saúde mais próxima. A melhor forma de prevenir a febre amarela é a vacina.