
A PolÃcia Civil do Tocantins deflagrou, na manhã desta segunda-feira (14), uma operação no distrito de Macaúba, zona rural de Araguatins, para cumprir seis mandados de busca e apreensão no âmbito de uma investigação sobre furto de gado na região. A ação foi conduzida pelas equipes da 10ª e 11ª Delegacias de PolÃcia Civil do municÃpio.
Durante as diligências, quatro pessoas foram presas em flagrante. Três delas foram autuadas por posse irregular de arma de fogo, com a apreensão de um revólver calibre .38, uma espingarda calibre .32 e uma espingarda calibre .20. Um dos presos era alvo direto da investigação por envolvimento no furto de animais.
A operação também encontrou uma grande quantidade de combustÃveis e agrotóxicos sendo armazenados e comercializados de forma clandestina em uma das propriedades investigadas. Os produtos estavam sob a responsabilidade de um dos alvos, que foi preso em flagrante.
De acordo com o delegado Gilmar Silva de Oliveira, titular da 11ª Delegacia de PolÃcia de Araguatins, o armazenamento inadequado dos materiais representa sérios riscos à população e ao meio ambiente. ?A quantidade de produtos perigosos e a forma inadequada de armazenamento representam sérios riscos à população local e principalmente ao meio ambiente. O responsável foi preso em flagrante pelo comércio ilegal de combustÃveis e agrotóxicos, sendo autuado por crime ambiental e contra a ordem econômica?, afirmou.
Durante a operação, um vaqueiro investigado confessou o furto de gado da fazenda onde trabalhava. Segundo a investigação, os animais eram repassados a comparsas, que faziam o abate clandestino e vendiam a carne em um açougue da região.
Todos os presos foram encaminhados para a Unidade Prisional de Araguatins, onde permanecem à disposição da Justiça.
A PolÃcia Civil destacou que segue firme no combate à criminalidade no campo, à comercialização de produtos perigosos de forma ilegal e à proteção da sociedade, especialmente nas regiões rurais do Tocantins.

