Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
Destaque

Polícia Civil do Tocantins indicia 47 por golpe do falso advogado

Polícia Civil do Tocantins indicia 47 por golpe do falso advogado
Polícia Civil do Tocantins indicia 47 por golpe do falso advogado

A Polícia Civil do Tocantins concluiu, nesta quarta-feira (23), o inquérito da Operação Espada de Themis, que investigou um grupo criminoso responsável por aplicar o golpe do falso advogado em moradores de Palmas. A ação foi conduzida pela Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) e resultou no indiciamento de 47 pessoas.

Os investigados vão responder por estelionato mediante fraude eletrônica, lavagem de capitais, falsa identidade e organização criminosa. A operação foi deflagrada no último dia 10 em cidades dos estados do Ceará e Alagoas.

A investigação teve início no começo de 2024, após 20 vítimas denunciarem terem sido enganadas por falsos advogados na internet. Seis delas são idosas e sofreram prejuízos patrimoniais significativos. O dano total estimado é de R$ 150 mil.

Durante a operação, foram cumpridos dez mandados de prisão temporária e nove de busca domiciliar. Posteriormente, as prisões temporárias foram convertidas em prisões preventivas, por decisão da 4ª Vara Criminal de Palmas.

O delegado titular da DRCC, Lucas Brito Santana, avaliou a investigação como positiva. ?O resultado para a população é o desmantelamento de uma organização criminosa constituída em torno da modalidade fraudulenta. A atuação da Polícia Civil reforça a confiança na credibilidade do sistema de persecução penal como um todo?, afirmou.

Até o momento, sete pessoas foram presas e outras três continuam foragidas. O inquérito foi encaminhado ao Poder Judiciário e será analisado pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO).