A Polícia Civil do Tocantins deflagrou a Operação Payback, visando prender e apreender membros de uma quadrilha especializada em arrombamentos de caixas eletrônicos nas cidades de Miranorte e Pedro Afonso, no ano passado. A operação realizada na madrugada desta quarta-feira, resultou na prisão de um dos suspeitos até o momento.
A ação, coordenada pela 1ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado de Palmas, teve como alvos três indivíduos com idades entre 35 e 50 anos, todos investigados por envolvimento nos arrombamentos, que resultaram no roubo de mais de R$ 493 mil.
A quadrilha, originária de Novo Oriente (CE), também é suspeita de praticar crimes semelhantes em vários estados brasileiros, como São Paulo, Mato Grosso e Pará, além de outras ações criminosas contra instituições financeiras.
A investigação revelou que os criminosos realizavam minuciosos levantamentos prévios nas agências bancárias alvo, buscando falhas na segurança. Após causarem panes nos terminais de autoatendimento, obtinham acesso aos caixas eletrônicos e subtraíam os valores.
Além das prisões, foram cumpridos mandados de busca e apreensão domiciliar em Fortaleza e Novo Oriente, no estado do Ceará, com o objetivo de encontrar mais provas relacionadas às atividades criminosas da quadrilha.
A Operação Payback, que mobilizou equipes policiais de diversas unidades especializadas, contou com o apoio da Polícia Civil do Ceará, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos, e visa desmantelar completamente as atividades da quadrilha e trazer justiça para as vítimas dos arrombamentos.

