
A PolÃcia Militar do Tocantins confirmou oficialmente a mudança no comando do 2º Batalhão da PM, em AraguaÃna. A informação foi divulgada em nota à imprensa neste sábado, 13, encerrando as especulações que vinham circulando nos bastidores da corporação nos últimos dias.
De acordo com a PMTO, o tenente-coronel Valdeonne Dias da Silva deixará o comando do 2º BPM para assumir o Comando de Policiamento da Capital (CPC), em Palmas. Para substituÃ-lo em AraguaÃna, foi designado o tenente-coronel Weslley Dias Costa, que atualmente comanda o 4º Batalhão da PolÃcia Militar, em Gurupi.
Segundo a corporação, as mudanças seguem diretrizes estratégicas de gestão do efetivo e de adequação operacional. A PolÃcia Militar informou que a movimentação tem como objetivo a oxigenação dos quadros de comando e o aperfeiçoamento contÃnuo da prestação do serviço de segurança pública no estado.
A passagem de comando e a efetivação das alterações administrativas estão previstas para ocorrer a partir do dia 5 de janeiro de 2026.
O tenente-coronel Valdeonne Dias da Silva estava à frente do 2º BPM há seis anos, sendo um dos comandantes mais longevos da unidade, conhecida como Batalhão Araguaia. Ao longo do perÃodo, esteve à frente das ações de policiamento ostensivo em AraguaÃna e região.
Já o tenente-coronel Weslley Dias Costa deixa o comando do 4º BPM, em Gurupi, para assumir a unidade responsável pelo policiamento em AraguaÃna, um dos principais municÃpios do norte do Tocantins.
A PolÃcia Militar reforçou, em nota, que a mudança faz parte do planejamento institucional da corporação.
Confira a nota:
Confirmaram a troca no comando
NOTA À IMPRENSA ? Mudança de Comando no 2º BPM
13 de dezembro de 2025
A PolÃcia Militar do Tocantins (PMTO) informa que, conforme diretrizes estratégicas de gestão de efetivo e adequação operacional haverá alteração no comando do 2º Batalhão da PolÃcia Militar (2º BPM), sediado em AraguaÃna.
O Tenente-Coronel QOPM Valdeonne Dias da Silva deixará o comando da unidade para assumir o Comando de Policiamento da Capital (CPC), em Palmas. Para substituÃ-lo no comando do 2º BPM, foi designado o Tenente-Coronel QOPM Weslley Dias Costa, que atualmente comanda o 4º Batalhão em Gurupi-TO.
As movimentações visam a oxigenação dos quadros de comando e o aperfeiçoamento constante da prestação de serviço de segurança pública. A passagem de comando e a efetivação das mudanças administrativas estão previstas para ocorrer a partir de 05 de janeiro de 2026.
PMTO ? Comprometida com a Segurança de Todos!
Assessoria de Comunicação da PolÃcia Militar do Tocantins

