Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026
Plantão Policial

Operação Hidra de Lerna desarticula pontos de tráfico de drogas em Araguaína

A 2ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc - Araguaína), com o apoio da 3ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Deic - Araguaína), deflagrou nesta quarta-feira, 7, nos setores Araguaína Sul e Urbano, a operação Hidra de Lerna, visando desmantelar pontos de tráfico de drogas e desbaratar atividades ligadas ao crime organizado na região.

O delegado José Anchieta de Menezes Filho, titular da 2ª Denarc, revelou que durante a operação foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária contra o chefe do tráfico local. Além disso, outro indivíduo foi preso em flagrante delito.

"Em apenas um ano, a Denarc realizou quatro operações nesses locais, resultando na prisão de 12 pessoas. No entanto, mesmo com as diversas detenções, a atividade ilícita persistia, o que nos levou a investigar a fundo os responsáveis pelo tráfico na região", explicou o delegado.

Através do trabalho de investigação, o líder do grupo criminoso e seus associados foram identificados, e nesta manhã os mandados foram cumpridos. Durante as buscas, foram apreendidas porções de crack prontas para a venda, grandes quantidades de drogas na residência de um dos suspeitos, uma arma de fogo calibre 38 na residência do líder, e mais de mil reais em espécie no ponto de tráfico.

O nome da operação, Hidra de Lerna, é uma referência à lenda da mitologia grega, onde a Hidra era um monstro de várias cabeças de serpente. Segundo a lenda, cortar uma cabeça da Hidra resultava no crescimento de duas em seu lugar, uma analogia ao persistente funcionamento dos pontos de tráfico na cidade.