Em uma iniciativa para ampliar os atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), pacientes da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON/HRA) de Araguaína realizaram biópsias de próstata no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG). A ação, que teve início na quarta-feira, 10, continuou no sábado, 13, e visa agilizar os atendimentos e reduzir a demanda reprimida.
A UNACON, anexada ao Hospital Regional de Araguaína (HRA), atende pacientes em tratamento oncológico de várias especialidades, incluindo urologia. ?Na última quarta, atendemos nove pacientes. Hoje, com a parceria, atendemos 13, e mais três realizarão cirurgias posteriormente. Só tenho a agradecer a todos, especialmente ao enfermeiro Helimauro Macena, que acompanhou os pacientes?, disse o supervisor da UNACON, Euclides Bonamigo.
?O tratamento oncológico adequado está sendo realizado para os pacientes que estavam aguardando no SISREG, garantindo que eles não percam tempo?, afirmou o médico José de Ribamar.
Para Cristiane Uchoa, diretora-geral do HRA, a descentralização dos serviços agiliza os atendimentos. ?Trabalhar em conjunto é fundamental para atender as demandas rapidamente. Além da parceria com o hospital de Augustinópolis, também firmamos colaborações para procedimentos cirúrgicos com o hospital de Arapoema, evitando longas esperas. Agradeço à equipe de Augustinópolis, especialmente ao médico urologista José de Ribamar, que sempre apoiou e acolheu nossos pacientes do HRA?, concluiu.

