Sábado, 10 de janeiro de 2026
Destaque

Lula pousa em Araguaína às 9h25 desta terça antes de seguir para inaugurar ponte em Xambioá

Estrutura de 1,7 km sobre o Rio Araguaia será entregue nesta terça-feira; presidente usa Araguaína como base de chegada e retorno ao Distrito Federal

Lula pousa em Araguaína às 9h25 desta terça antes de seguir para inaugurar ponte em Xambioá
Lula pousa em Araguaína às 9h25 desta terça antes de seguir para inaugurar ponte em Xambioá

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega a Araguaína às 9h25 desta terça-feira (18), segundo agenda oficial divulgada pelo Palácio do Planalto. A cidade do norte do Tocantins será usada como base de apoio para a visita presidencial ao local onde será inaugurada a nova ponte que liga Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA), na BR-153.

Lula decola de Brasília às 8h rumo a Araguaína, onde não está prevista agenda pública. Logo após o pouso, o presidente embarca em um helicóptero presidencial para deslocamento até a região da obra.

A primeira parada está marcada para 10h20, quando Lula participa do ato simbólico de corte da fita em São Geraldo do Araguaia (PA). Na sequência, às 11h, acontece a cerimônia oficial de inauguração na orla de Xambioá (TO), com autoridades federais, estaduais e municipais.

Após o evento, Lula retorna novamente a Araguaína de helicóptero. Segundo o Planalto, o presidente deixa a cidade às 13h40, com destino a Brasília, encerrando a agenda no Tocantins.

Uma das maiores obras recentes do Norte

A ponte sobre o Rio Araguaia tem 1.724 metros de extensão, além de 2.010 metros de acessos, totalizando mais de 3,7 km de estrutura. O investimento divulgado é de aproximadamente R$ 232 milhões.

A obra substitui a travessia por balsa, elimina gargalos logísticos da BR-153 e promete reduzir custos de transporte, tempo de deslocamento e aumentar a segurança viária. A estimativa é que a estrutura beneficie diretamente mais de 500 mil pessoas da região, além de fortalecer o escoamento da produção agropecuária entre Tocantins, Pará e todo o corredor Norte.