Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026
Estado

Jorge Frederico propõe Programa AMA para desafogar hospitais e melhorar saúde em Araguaína

O candidato a prefeito de Araguaína, Jorge Frederico (Republicanos), da Coligação Araguaína Pode Mais, apresentou a proposta do Programa de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) para descentralizar e agilizar o atendimento médico na cidade. O programa funcionará integrado às Unidades Básicas de Saúde (UBS), focando em casos de média e baixa complexidade, como pequenas suturas, medicações, raios-x e exames laboratoriais, desafogando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Regional de Araguaína (HRA).

?Nosso objetivo é garantir que todos os cidadãos tenham acesso rápido e eficaz ao atendimento médico, sem precisar enfrentar longas filas, esperar horas na UPA ou HRA. Vamos investir na infraestrutura das unidades de saúde, construir anexos e contratar profissionais qualificados para atender esta demanda. Queremos que a saúde pública de Araguaína seja referência no Tocantins, pois nossa população precisa e merece?, ressaltou Jorge Frederico.

Modelo de sucesso

O programa AMA, já implantado com sucesso no estado de São Paulo e em outros municípios brasileiros, visa descentralizar o atendimento e evitar a lotação desnecessária dos prontos-socorros e hospitais. As AMAs funcionarão das 7h às 19h e contarão com médicos e enfermeiros para atender demandas de menor urgência, contribuindo para um fluxo mais eficiente no sistema de saúde local.

O médico Hugo Mendes, que apoia a proposta, destacou que atualmente Araguaína conta com apenas um ambulatório de especialidades, o que gera longas filas de espera e limitações no atendimento. ?Com a criação das AMAs, poderemos prestar um atendimento mais abrangente e eficiente, desafogando o sistema de saúde e melhorando o cuidado aos pacientes?, afirmou.

Impacto para a população

A proposta de Jorge Frederico também prevê a criação do Parque da Saúde no Setor São Miguel, com a construção do Centro de Saúde do Idoso e do Hospital da Mulher, além de uma nova UPA. A reorganização das UBS, com melhorias na infraestrutura e contratação de novos profissionais, faz parte do plano para fortalecer o sistema de saúde municipal.

Maria do Carmo Pereira, moradora do Setor Deus é Fiel, aprovou a proposta: ?Meu marido teve derrame e precisa de atendimento constante. Aqui no setor não tem posto, e quando conseguimos vaga, temos que esperar muito. Com as AMAs, tudo seria mais rápido e acessível.?

Outras propostas de Jorge Frederico para a saúde em Araguaína:
  • Implementação do PADI (Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso);
  • Atendimento domiciliar para portadores de doenças crônicas;
  • Ações voltadas para a saúde da mulher, gestante, criança, adolescente e do homem;
  • Incentivo a campanhas de vacinação para alcançar metas nacionais.