
Veículo estava submerso desde a tragédia em dezembro de 2024, que deixou 14 mortos e 3 desaparecidos. Obras da nova ponte na BR-226 já atingiram 50% e têm previsão de entrega para dezembro de 2025.
DARCINÓPOLIS (TO) ? Uma caminhonete que estava submersa no Rio Tocantins desde a queda da Ponte Juscelino Kubitschek (JK), em dezembro de 2024, foi removida do leito do rio nesta quarta-feira, 20. A operação, realizada por uma empresa a serviço do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é um marco simbólico na superação da tragédia que abalou a região.
O veículo estava no fundo do rio desde a tarde de 22 de dezembro de 2024, quando a estrutura da ponte na BR-226, entre Darcinópolis (TO) e Estreito (MA), colapsou. No total, dez veículos, incluindo carros, caminhões e motos, caíram nas águas do Rio Tocantins. O desabamento resultou na morte de 14 pessoas, enquanto três seguem desaparecidas. Apenas um dos ocupantes dos veículos sobreviveu.
Obras da nova ponte
Enquanto a remoção da caminhonete ocorre, a construção da nova travessia avança em ritmo acelerado. Segundo o DNIT, as obras atingiram a marca de 50% de execução no mês de julho.
Com um investimento estimado em R$ 171,1 milhões, a nova ponte conta com o trabalho de mais de 500 profissionais, que se revezam em dois turnos, totalizando quase 24 horas de trabalho diário, inclusive aos domingos e feriados. A previsão oficial do DNIT é que a nova estrutura seja concluída e entregue em dezembro de 2025, restabelecendo a vital conexão rodoviária para a região.


