Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026
Plantão Policial

Fogo criminoso: homem tenta impedir combate a incêndio e recebe multa pesada no TO

Homem é autuado em R$ 6 mil após causar incêndio criminoso e tentar atrapalhar combate às chamas, diz PM

Um homem de 44 anos foi flagrado praticando um incêndio criminoso em uma chácara localizada na área urbana de Dois Irmãos, região central do Tocantins. O caso aconteceu na segunda-feira (22) e foi registrado pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BPMA), dentro da Operação Protetor dos Biomas, que combate crimes ambientais em todo o estado.

Incêndio e tentativa de impedir brigadistas

De acordo com a Polícia Militar, brigadistas municipais foram acionados para conter as chamas e flagraram o homem ateando fogo na área. Ao ser abordado, ele ainda tentou impedir o trabalho dos brigadistas. Pouco depois, conseguiu fugir do local antes da chegada da equipe policial.

As chamas consumiram 1,12 hectares de vegetação, conforme medição realizada pelos brigadistas e pela equipe do BPMA.

Multa e responsabilização

Mesmo sem localizar o suspeito, a PM registrou um auto de infração ambiental e aplicou uma multa de R$ 6 mil, além da emissão de um termo de embargo contra o responsável pelo incêndio.

Segundo a legislação ambiental, o uso de fogo sem autorização do órgão competente é considerado crime ambiental e pode gerar sanções administrativas e criminais.

Operação Protetor dos Biomas

A ação faz parte da Operação Protetor dos Biomas, que intensifica o combate às queimadas e incêndios florestais em áreas urbanas e rurais do Tocantins. O objetivo é preservar o meio ambiente, reduzir os danos causados pela prática ilegal e responsabilizar os autores.

A Polícia Militar reforçou que denúncias de queimadas criminosas podem ser feitas anonimamente, e que a colaboração da população é fundamental para prevenir novos crimes ambientais.