A Polícia Civil do Tocantins, por meio da Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), concluiu nesta quarta-feira (23) o inquérito da Operação Espada de Themis, que desarticulou uma organização criminosa especializada no golpe do falso advogado. Ao todo, 47 pessoas foram indiciadas pelos crimes de estelionato mediante fraude eletrônica, lavagem de dinheiro, falsa identidade e organização criminosa.
As investigações começaram no início de 2024, após a denúncia de 20 vítimas residentes em Palmas, que foram enganadas por indivíduos que se passavam por advogados em redes sociais e aplicativos de mensagens. Seis das vítimas eram idosas, e os prejuízos somaram aproximadamente R$ 150 mil.
A operação foi deflagrada no dia 10 de julho, com cumprimento de dez mandados de prisão temporária e nove de busca domiciliar nos estados do Ceará e Alagoas. Após os cumprimentos, a Justiça acatou o pedido da autoridade policial para converter as prisões temporárias em prisões preventivas.
Segundo o delegado titular da DRCC, Lucas Brito Santana, a investigação exigiu análise de um grande volume de dados, mas obteve sucesso. "O resultado é o desmantelamento de uma organização criminosa estruturada para aplicar fraudes online. Esse trabalho reforça a credibilidade da atuação policial e do sistema de Justiça", destacou.
Até o momento, sete pessoas foram presas e três seguem foragidas. O inquérito foi encaminhado ao Poder Judiciário e agora será avaliado pelo Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO), que deve oferecer denúncia formal contra os envolvidos.
» Acompanhe nossas atualizações também no Instagram!
Siga @lucaslimanatv e fique por dentro das principais notícias, bastidores, coberturas especiais e muito mais, direto no seu feed. Informação rápida e confiável na palma da sua mão!

