Terça-feira, 13 de janeiro de 2026
Destaque

Estrutura restante da ponte de Estreito deve ser implodida no próximo domingo (2)

Estrutura restante da ponte de Estreito deve ser implodida no próximo domingo (2)
Estrutura restante da ponte de Estreito deve ser implodida no próximo domingo (2)

O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) disse que a estrutura remanescente da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre o Tocantins e o Maranhão, deve ser implodida no próximo domingo (2).

A ponte desabou no dia 22 de dezembro de 2024, enquanto dez veículos passavam pelo local. Na ocasião, dezoito pessoas caíram no rio, das quais 14 morreram e 3 seguem desaparecidas ? uma sobreviveu.

Na ocasião, o vão central da construção cedeu derrubando pelo menos dez veículos, incluindo três caminhões transportando cerca de 25 mil litros de agrotóxicos e 76 toneladas de ácido sulfúrico.

Além disso, um carro ficou por quase um mês preso no vão ? o advogado dos donos do veículo disse a que ele foi retirado.

A técnica de implosão utilizará fogo controlado e explosivos para fragmentar as formações rochosas e permitir a demolição, já que o local é de difícil acesso para maquinário pesado.

O Dnit salientou que está em fase de planejamento da ação e que ainda vai confirmar a data e a logística da operação. A população local também será informada sobre a implosão, e medidas de segurança devem ser implementadas para evitar o trânsito de veículos e pessoas no perímetro.

Atualmente, estão sendo realizados trabalhos de pré-furação da estrutura e monitoramento para garantir a segurança da AÇÃO. Também estão em andamento os trabalhos de preparação dos acessos para a atuação das equipes e equipamentos que farão a retirada do material implodido.

A implosão da estrutura remanescente é uma etapa necessária para a reconstrução da ponte.

Em dezembro, o governo federal contratou por R$ 172 milhões um consórcio para reconstruir a estrutura. O consórcio Penedo-Neópolis foi escolhido por meio de um contrato emergencial, sem licitação. A previsão é que a obra seja concluída até o fim deste ano.

Reportagem da Folha mostrou que o Brasil tem 727 pontes federais -sob responsabilidade do Dnit- nas categorias crítica ou ruim, sendo 130 delas na pior condição possível.

 

*Reportagem da Folha de S. Paulo