Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026
Destaque

Diário Oficial publica termo de reassunção de Wanderlei Barbosa ao Governo do Tocantins

Diário Oficial publica termo de reassunção de Wanderlei Barbosa ao Governo do Tocantins
Diário Oficial publica termo de reassunção de Wanderlei Barbosa ao Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 5 de dezembro de 2025, o Termo de Reassunção da Chefia do Poder Executivo, oficializando o retorno de Wanderlei Barbosa Castro ao cargo de governador.

De acordo com o documento, a reassunção ocorre ?em decorrência de decisão judicial proferida pelo Supremo Tribunal Federal?, que ratificou o compromisso constitucional do governador de manter, defender e cumprir a Constituição Federal e Estadual, além de promover o bem geral e o desenvolvimento do Tocantins.

O termo foi lavrado pela secretária-chefe da Casa Civil, Irana de Sousa Coelho Aguiar, e assinado por Wanderlei Barbosa na data de 5 de dezembro de 2025, na cidade de Palmas.

Decisão do STF motivou o retorno

A publicação no Diário Oficial ocorre após a liminar concedida pelo ministro Kassio Nunes Marques, também datada desta sexta-feira, 5, que determinou o retorno imediato de Wanderlei Barbosa ao cargo, revogando a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que havia afastado o governador em setembro de 2025, no âmbito da Operação Fames-19.

Com a decisão, Wanderlei voltou a exercer o comando do Palácio Araguaia enquanto o processo segue em tramitação no Supremo Tribunal Federal.

Julgamento da liminar já tem data marcada

O STF já agendou a análise da liminar para a sessão virtual da Segunda Turma, que ocorrerá entre os dias 10 e 11 de dezembro de 2025. Nessa etapa, os ministros irão decidir sobre a manutenção ou não da decisão que reconduziu o governador ao cargo.

Além de Kassio Nunes Marques, integram a Segunda Turma os ministros:

  • Gilmar Mendes

  • Dias Toffoli

  • Luiz Fux

  • André Mendonça

O julgamento será decisivo para definir os próximos desdobramentos do caso no âmbito do Supremo.

Contexto institucional

A reassunção ocorre após um período de disputas jurídicas entre instâncias superiores da Justiça, envolvendo decisões do STJ e posteriormente do STF, cenário que vinha sendo acompanhado ao longo dos últimos meses. Agora, com a publicação oficial no Diário Oficial, o retorno de Wanderlei Barbosa passa a ter efeitos administrativos formais no âmbito do Poder Executivo estadual, até que o mérito da ação seja analisado pelo colegiado do Supremo.