Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
Geral

Decoração de Natal do Parque Cimba sofre vandalismo em Araguaína

Decoração de Natal do Parque Cimba sofre vandalismo em Araguaína
Decoração de Natal do Parque Cimba sofre vandalismo em Araguaína

A decoração natalina instalada no Parque Cimba, em Araguaína, foi alvo de vandalismo logo após sua inauguração no último sábado (14). O evento, que marcou a chegada do Papai Noel foi prejudicado pela destruição de parte dos enfeites natalinos e pelo furto de fios de iluminação.

De acordo com o diretor de eventos da Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer, Euverton Soares, o prejuízo ainda está sendo calculado, mas muitos itens não poderão ser recuperados. ?Boa parte da decoração, como estátuas e outros elementos natalinos, não poderão ser substituídos e foram retirados pela equipe de manutenção do Município, sem contar na quantidade de luzes que tiveram os fios cortados ou foram furtadas?, afirmou o diretor.

Projeto Araguaína Iluminada

A decoração do Parque Cimba integra o Projeto Araguaína Iluminada, realizado anualmente pela Prefeitura durante o mês de dezembro. O parque recebeu estruturas especiais como árvore de luzes gigante, castelo de luzes, letreiros de Feliz Natal e 2025, iluminação em árvores, réplicas em tamanho real de um presépio e a tradicional Casa do Papai Noel. Além disso, há uma praça gastronômica com barracas e carrinhos de alimentação e bebidas.

Porém, desde o início da montagem da decoração, a equipe da Prefeitura tem enfrentado furtos recorrentes de fiação elétrica, causando prejuízos e atrasos no trabalho.

Prejuízos ao dinheiro público

O secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Edson Galo, lamentou os atos de vandalismo e alertou para o impacto nos cofres públicos. ?É uma situação muito triste e preocupante, pois o dinheiro público foi investido para o bem-estar e lazer da população, mas tem sofrido com constantes ataques de vândalos. Repor este material exige custos que se tornam altos para os cofres públicos, por isso é preciso que toda a comunidade ajude a combater esse tipo de atitude?, destacou.

Crime e penalidades

O vandalismo contra o patrimônio público é considerado crime, conforme o artigo 163 do Código Penal Brasileiro, com pena de seis meses a três anos, além de multa. Já o furto de fios, previsto no artigo 155, pode resultar em pena de quatro a oito anos de reclusão. Aqueles que comercializam materiais furtados podem responder por receptação, cuja pena varia entre três e oito anos de prisão.

Como denunciar

A população pode denunciar furtos e vandalismo à decoração natalina através dos seguintes canais:

?Guarda Municipal: 153

?Polícia Militar: 190

O apoio da comunidade é fundamental para proteger o patrimônio público e garantir a continuidade da programação natalina.