
A Crop Care, da varejista Lavoro, pretende estar entre as cinco lÃderes de mercado em bioinsumos e fertilizantes especiais até 2026 no Brasil e na América Latina. Hoje está entre as dez principais, diz Marcelo Pessanha, CEO. A holding, formada pela Agrobiológica Sustentabilidade, Cromo QuÃmica, K2, Union Agro e Perterra, tem centros de distribuição em Minas, Mato Grosso e Paraná e equipe comercial em mais sete Estados.
Neste semestre, se expande para Goiás e chega, na segunda metade do ano, ao Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauà e Bahia). ?Hoje, entregar um produto de São Paulo para o Maranhão pode levar até 15 dias?, conta o executivo. A empresa quer estar no local para atender à demanda de pronta entrega.
Novos produtos e M&As estão no radar
Os planos da Crop Care incluem lançar dez bioinsumos em dois anos e também novas fusões e aquisições (M&As). Estão em estudo expansões na América Latina. Hoje o foco está no Brasil e na Colômbia, onde a empresa chegou no inÃcio do ano com a Agrobiológica.
Uso de bioinsumos é crescente
O uso de bioinsumos no PaÃs cresceu 8% em 2023, abaixo dos anos anteriores. ?A gente vinha crescendo entre 25% e 30%?, diz Pessanha, que atribui a desaceleração ao clima desfavorável à s lavouras de grãos este ano. Para 2024, consultorias citadas pela Crop Care estimam crescimento de 10% a 12% ante 2023.

