Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026
Esportes

Campanha de vacinação contra a Influenza em Araguaína entra na reta final com baixa adesão

Com apenas 24,3% do público-alvo vacinado, a campanha de imunização contra a Influenza em Araguaína segue em alerta. A prefeitura reforça o apelo para que os moradores procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) até o dia 26 de outubro, prazo final da ação.

Até o momento, foram aplicadas 14.926 doses, um número considerado abaixo do esperado para garantir a proteção contra o vírus, especialmente entre os grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores da saúde e professores, entre outros. A vacinação é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes causadas pelo vírus Influenza.

A secretária de Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, destacou a importância da imunização: "Estamos na reta final da campanha, e é essencial que quem faz parte dos grupos prioritários e ainda não se vacinou, compareça à UBS mais próxima. Além da proteção individual, contribui para a saúde coletiva."

A campanha incluiu o Dia "D" de mobilização, realizado em 28 de setembro, e ações itinerantes, como vacinação em creches, escolas, zonas rurais e atendimento a pessoas em situação de rua. Samila Braga, diretora de Imunização, destacou o esforço para garantir a cobertura em áreas de difícil acesso, incluindo pacientes acamados.

A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira nas UBS da cidade, com horários diferenciados nas unidades do Araguaína Sul, Setor Couto e Vila Aliança, que funcionam das 7h às 19h. As demais atendem das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A campanha termina no dia 26 de outubro.