
O Campeonato Tocantinense 2025 vai coroar um campeão inédito no confronto direto: Araguaína e União se enfrentam pela primeira vez em uma final de estadual. O clássico araguainense abre a decisão neste sábado (29), às 18h (de Brasília), no estádio Mirandão, com mando do Araguaína. O jogo de volta está marcado para o sábado seguinte, dia 5 de abril, também às 18h e no Mirandão ? desta vez com mando do União, que fez melhor campanha na semifinal.
Onde assistir
A final terá transmissão ao vivo pelos canais Esporte Mais TV, SPT Sports e Equipe Show de Bola.
Araguaína sonha com o tri após quase 15 anos
O Tourão está de volta à decisão após quase 15 anos ? a última havia sido em 2010. Campeão em 2006 e 2009, o Araguaína busca o terceiro título estadual da sua história. Na semifinal, a equipe comandada por Fabiano Borba eliminou o Capital com uma vitória por 3 a 0 no segundo jogo, após derrota por 2 a 1 na ida. Até aqui, o Tourão disputou nove partidas no campeonato, com quatro vitórias, quatro derrotas e um empate. Foram 13 gols marcados e nove sofridos.
União quer repetir 2024 e conquistar o tricampeonato
Atual campeão, o União tenta o bicampeonato consecutivo e o terceiro troféu estadual ? venceu em 1994 e 2024. Na semifinal, passou pelo Tocantinópolis com vitória por 1 a 0 na ida e empate sem gols na volta. Em nove jogos, foram quatro vitórias, três derrotas e dois empates. O time celeste marcou 8 gols e sofreu 12.
No retrospecto recente, o União leva vantagem sobre o rival: em quatro confrontos, são duas vitórias e dois empates ? estes últimos nas semifinais de 2024, com classificação nos pênaltis.
Arbitragem da ida
? Árbitro: Tarcísio Matos (Palmas)
? Assistente 1: Cipriano Souza (Guaraí)
? Assistente 2: Natal Júnior (Paraíso)
? Quarto árbitro: Maurício Oliveira (Santa Fé)
Prováveis escalações
Araguaína: Vagne; Rafael Baiano, Tibúrcio, Tonhão e Da Silva; Kevin, André Oliveira e Panambi; Cassimiro, William e Marcos Paulo.
Técnico: Fabiano Borba
Desfalques: Índio, Higo, Rafael Leandro e Rivaldo (suspenso)
União: Davi Guedes; Pedro Parente, Danilo Rocha (Marcus Paulo), Márcio Luz, Jean Mineiro e Ian (Negreiros); Gustavo Gomes, Douglas Pantera e Assuério; Gabriel Vinícius e Wanderson.
Desfalques: Samuel Guedes e Jardisson
Retornos: Negreiros e Marcus Paulo
O clássico da cidade promete casa cheia e muita emoção no Mirandão. Além do título, ambos os clubes já garantiram vagas na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil de 2026.

