Domingo, 11 de janeiro de 2026
Geral

Araguaína está entre as cidades onde serão aplicadas as provas do Concurso Nacional Unificado

Araguaína está entre as cidades onde serão aplicadas as provas do Concurso Nacional Unificado
Araguaína está entre as cidades onde serão aplicadas as provas do Concurso Nacional Unificado

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)divulgou a lista das 180 cidades onde serão aplicadas as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Os municípios foram escolhidos de acordo com a densidade populacional, o raio de influência microrregional e a facilidade de acesso.

No Tocantins, Palmas, Araguaína e Gurupi, foram as cidades selecionadas.

De acordo com o MGI ?foram selecionadas cidades e arranjos populacionais com mais de 100 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)?. As cidades foram distribuídas da seguinte maneira: 39 municípios na região Norte, 54 no Nordeste, 20 na região Centro-oeste, 44 no Sudeste e 23 na região Sul. No Distrito Federal as provas serão aplicadas apenas em Brasília (confira aqui a lista completa).

A ideia da pasta é deixar o certame nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é aplicado simultaneamente em todo o país. O exame será dividido em duas partes: a primeira, com provas objetivas de matriz comum a todos os candidatos, e a segunda, de provas específicas e dissertativas por blocos temáticos. A realização dos exames está prevista para 25 de fevereiro de 2024.

O novo formato de certame, que ofertará 6.640 oportunidades distribuídas entre os 21 órgãos participantes, já conta com uma banca organizadora, a Fundação Cesgranrio. A previsão é de que o edital de abertura seja publicado até 22 de dezembro, como afirmou a secretária-adjunta de Gestão de Pessoas, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Regina Camargos, em entrevista ao programa Repórter Brasil, da TV Brasil, nesta semana.