
Após possÃvel ida para a oposição, comportamento de Janad Valcari na Assembleia gera expectativa
Sessão desta terça-feira (19) será a primeira após deputada do PL rebater o governador Wanderlei Barbosa e se dizer pronta para atuar na oposição. Histórico de embates na Câmara de Palmas serve como precedente.
PALMAS ? A sessão da Assembleia Legislativa do Tocantins desta terça-feira, 19, será marcada por uma grande expectativa em torno do posicionamento da deputada estadual Janad Valcari (PL). O plenário será o primeiro palco para a parlamentar após ela confirmar, na última sexta-feira (15), que está disposta a atuar na oposição ao governo de Wanderlei Barbosa (Republicanos).
A mudança de postura foi uma resposta direta a uma entrevista do governador, na qual ele afirmou que ?não convive politicamente? com a deputada. Em nota, Janad não apenas rebateu as declarações, mas também expôs sua versão sobre os bastidores da eleição de 2022 e criticou o que chamou de ?fofocas? palacianas.
O mercado polÃtico agora aguarda para ver se a deputada adotará na Assembleia a mesma postura combativa que marcou sua passagem pela Câmara de Palmas, onde, como presidente, foi uma opositora ferrenha da então prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB).
Na nota que oficializou o rompimento, Janad Valcari contestou a versão de Wanderlei sobre a falta de apoio em sua campanha. Segundo ela, o governador se afastou do processo no primeiro turno por estar ?extremamente abatido? após uma operação da PolÃcia Federal. ?Se tivesse me dito que não queria me apoiar, eu teria seguido o meu caminho?, afirmou a deputada.
Ela finalizou a nota com uma declaração que define seu novo posicionamento no tabuleiro polÃtico: ?Não sou do tipo que faz tudo por poder. Se querem me empurrar para oposição, fico lá com tranquilidade. Até porque, o que eu tenho hoje dentro do governo não enche uma Kombi?.

