
PALMAS ? O valor da produção agrÃcola do Tocantins registrou uma queda em 2024, saindo de R? 12,8 bilhões, segundo dados da Produção AgrÃcola Municipal (PAM), divulgada pelo IBGE. Apesar da retração, causada principalmente pelos efeitos climáticos do El Niño, municÃpios tocantinenses mantiveram protagonismo nacional em culturas estratégicas, consolidando a força do agronegócio no estado.
O principal destaque foi a produção de arroz, na qual o Tocantins brilhou no cenário nacional. O municÃpio de Lagoa da Confusão alcançou o 3º maior valor de produção de arroz em casca do Brasil, gerando R$ 1 bilhão. Formoso do Araguaia também apareceu com destaque, na 16ª posição nacional.
A soja, carro-chefe da economia rural do estado, foi responsável por R??? 389 milhões), Porto Nacional (R??? 314 milhões) lideraram a produção do grão.
Segundo o supervisor da pesquisa no IBGE, Winicius Wagner, a queda no valor da produção, observada tanto no Tocantins quanto no Brasil, foi uma consequência direta do El Niño, que prejudicou as culturas de verão com uma estiagem prolongada, afetando principalmente a soja e o milho.
Outros destaques do Tocantins:
? Milho: Segundo produto com maior valor de produção no estado, liderado por Campos Lindos e Porto Nacional.
? Mandioca: Gerou R$ 507 milhões, com destaque para Formoso do Araguaia, Pedro Afonso e GuaraÃ.
? Frutas: O estado se destaca na produção de abacaxi, com Pau D?Arco, Araguacema e Miracema do Tocantins entre os lÃderes, e na melancia, com GuaraÃ, Lagoa da Confusão e Cristalândia como principais produtores.

