Após a operação Fames-19 da Polícia Federal, realizada na última quarta-feira (22) no Tocantins com autorização do STJ, os deputados Alexandre Guimarães, Jorge Frederico e Gipão saíram em defesa do governador Wanderlei Barbosa. A operação investiga irregularidades na aquisição de cestas básicas durante a pandemia de Covid-19, período em que Wanderlei era vice-governador.
O deputado federal Alexandre Guimarães, que também preside o MDB no estado, manifestou seu apoio ao governador nas redes sociais. ?Quero deixar meu registro de lealdade e companheirismo ao governador Wanderlei Barbosa, que sofre uma perseguição sem precedentes. O Tocantins vive um novo tempo de prosperidade, o que tem incomodado alguns com interesses diversos ao da coletividade. O governador e sua família têm apoio maciço dos bons tocantinenses?, afirmou Alexandre no Instagram.
Jorge Frederico, deputado estadual e candidato a prefeito de Araguaína pelo Republicanos, também defendeu o governador. ?Ante os fatos noticiados hoje sobre @WanderleiTO, quero reiterar minha confiança no melhor governador da história do Tocantins. Wanderlei faz a gestão de maior credibilidade e transparência que este estado já viu, sem jamais esquecer de nossa gente?, declarou Jorge no Twitter.
O deputado estadual Gipão também se manifestou através de uma nota oficial. ?A cada dia que passa, notamos o respeito e consideração que o governador Wanderlei Barbosa tem pela aliança com o povo do nosso estado. Tenho acompanhado os noticiários da operação policial e vejo a tranquilidade e cooperação do governador com a justiça. Acredito em sua idoneidade e na necessidade de preservar a estabilidade do estado para continuarmos avançando.?
Gipão também destacou a importância de respeitar a presunção de inocência. ?Os órgãos competentes devem investigar de forma imparcial e com celeridade. Os dados oficiais não mentem: a gestão estadual é positiva, contemplando os mais diversos segmentos da sociedade, tudo isso sob a liderança de um governador acessível, atencioso e trabalhador?, concluiu.

