Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026
Estado

Policiais Penais do Tocantins recebem mais de 900 armas

Policiais Penais do Tocantins recebem mais de 900 armas
Policiais Penais do Tocantins recebem mais de 900 armas
Armamento será entregue pela Secretaria de Cidadania e Justiça

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) iniciou neste mês a entrega das 935 armas cauteladas aos policiais penais do Tocantins. Nesta fase, além do cautelamento pessoal das armas de fogo, coordenada pelo Departamento de Controle de Armas e Munições (Decam) do Sistema Penal, os policiais penais também passam por uma instrução de segurança e testagem para conhecer o novo armamento, uma pistola TS9 strike 9mm da Taurus.

O secretário da Seciju, Deusiano Amorim, explicou que estas armas cauteladas agora entregues foram repassadas para a Seciju pelo governador em exercício, Wanderlei Barbosa, para atender a demanda dos policiais penais, prestando a melhor segurança e aparelhamento. ?Policiais treinados e bem equipados viabilizam um Sistema Penal mais seguro para todos. Esta é uma preocupação do Governo do Tocantins e do nosso governador que disponibilizou 935 armas voltadas aos policiais penais em razão da atividade-fim de segurança, distribuídas de acordo com a legislação vigente, como forma de prestar todo aparato necessário para que continuem realizando um trabalho de excelência?, frisou o titular da Pasta.

A entrega iniciou na Região Operacional Administrativa IV, composta pela Unidade Penal Regional de Paraíso do Tocantins e de Barrolândia, e da Região Operacional Administrativa V, composta pela Unidade Penal Regional de Palmas, Unidade Penal de Miracema do Tocantins, Unidade Penal Feminina de Miranorte, Unidade Penal de Porto Nacional e Unidade Penal Feminina de Palmas. Além disso, policiais penais que atuam nos grupos e unidades especializadas já receberam as armas e passaram pela instrução.

Calendário de entrega

Nesta terça-feira, 15, foi a vez dos policiais penais da Região Operacional Administrativa I receberem a pistola e passarem pelo treinamento, englobando a Unidade Penal Regional de Araguatins, Unidade Penal de Augustinópolis e Unidade Penal de Tocantinópolis. As entregas às demais unidades penais que também fazem parte das regiões administrativas I e II seguem até o dia 19 deste mês.

Já para os policiais penais das unidades penais das regiões operacionais III, VI, VII e VIII ainda será disponibilizado nos canais oficiais de comunicação da Seciju um novo cronograma de recebimento das armas cautelas e treinamento.

O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Rogério Gomes, falou da relevância desse cautelamento no trabalho dos policiais penais. ?O cautelamento de armas pelos policiais penais representa uma conquista e valorização dos servidores, algo que a Gestão tem como prioridade, além da segurança dos policiais penais. Agradecemos ao governador em exercício do Tocantins pelo amparo à categoria, ao secretário Deusiano Amorim e ao secretário executivo, Gilson Silva por estar apoiando nesse momento ímpar de crescimento da Polícia Penal do Tocantins?, agradeceu o superintendente.

Ambientação

Até o momento, mais de 340 policiais penais já cautelaram suas armas e foram instruídos pelo Núcleo de Operações com Cães (Noc) da Polícia Penal do Tocantins quanto ao manuseio seguro e disparos-teste da nova arma nos stands de tiro do estado, como explica o responsável pela instrução dos policiais penais, Leandro Monteiro. ?Todos os policiais penais estão passando por mais esse treinamento continuado como forma de ambientação para cautela pessoal e permanente das armas. É indispensável que todos recebam esses procedimentos para manuseio seguro do armamento?, frisou.