Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026
Destaque

Advogados de Carlesse tentam, de novo, barrar impeachment na justiça

Advogados de Carlesse tentam, de novo, barrar impeachment na justiça
Advogados de Carlesse tentam, de novo, barrar impeachment na justiça
É a segunda tentativa da defesa no Tribunal de Justiça

Com a iminência da abertura do processo de impeachment pela Assembleia Legislativa, a defesa do governado afastado Mauro Carlesse (PSL), entrou com novo mandado de segurança junto ao Tribunal de Justiça do Tocantins.

Este é o segundo recurso apresentado pela defesa do afastado, que tenta suspender o processo no tapetão.

No primeiro recurso, o advogados de Carlesse alegaram que o relator do processo na AL, deputado Júnior Geo (Pros), seria imparcial, pois já apresentou pedido de aberta de impeachment (arquivado), contra Carlesse.

O recurso foi indeferido pela justiça, que apontou o óbvio: os procedimentos realizados na AL são de natureza político-administrativa.

O novo recurso corre em segredo de justiça, mas, segundo apuração do jornalista Lailton Costa, do Jornal do Tocantins, trata-se de questionamento sobre a legitimidade do advogado Evandro de Araújo Melo Júnior, autor do do pedido de impeachment em tramitação.

O pedido será analisado pelo juiz Jocy Gomes de Almeida, o mesmo que analisou o primeiro recurso. Jocy responde pelo gabinete do desembargador Ronaldo Eurípedes.

Carlesse é defendido pelo prestigiado advogado Juvenal Kayber, que tem entre seus clientes dezenas de políticos, como o ex-prefeito de Araguaína, Valuar Barros.

Caso o jogo seja mantido dentro das quatro linhas, o parecer da comissão, que pede a abertura do processo de impeachment, será apreciado pelo plenário da AL na quinta-feira, 10, e sexta-feira, 11. Para ser aprovado, o pedido deve ter o voto favorável de pelo menos 16 deputados.