Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026
Destaque

Novo secretário da Educação do TO discute com MP redistribuição de vagas do concurso de 2023

Encontro tratou da continuidade de acordo extrajudicial que garante aproveitamento de candidatos excedentes e lançamento de novo edital para áreas com déficit.

Novo secretário da Educação do TO discute com MP redistribuição de vagas do concurso de 2023
Novo secretário da Educação do TO discute com MP redistribuição de vagas do concurso de 2023

O novo secretário de Estado da Educação, professor Hércules Jackson Moreira Santos, se reuniu nesta quinta-feira (18) com representantes do Ministério Público do Tocantins (MPTO) para tratar da continuidade do Protocolo de Intenções do Acordo Extrajudicial firmado entre as instituições. O objetivo é viabilizar a redistribuição das vagas não preenchidas no Concurso Público da Educação de 2023.

Segundo o secretário, a gestão estadual está empenhada em dar agilidade ao processo. ?Nosso papel é garantir que cada etapa seja conduzida de forma eficiente. Já nos inteiramos dos processos em andamento e reafirmamos ao Ministério Público a disposição da Seduc em assegurar a convocação dos aprovados, respeitando a ordem classificatória e contemplando os municípios com vagas disponíveis?, afirmou.

Concurso e vagas remanescentes

O concurso de 2023 ofertou 5.021 vagas, mas parte delas não foi ocupada pela ausência de candidatos em determinadas localidades, enquanto em outras regiões há excedentes. Para resolver a situação, o acordo entre a Seduc, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e o MPTO prevê o aproveitamento desses candidatos, respeitando critérios de isonomia e equidade.

Até o momento, 4.394 profissionais já foram convocados, sendo 1.102 além do número inicial de vagas ofertadas.

Edital de Remoção

Entre as medidas já adotadas, o Governo do Tocantins publicou o Edital de Remoção Interna, com 490 vagas para mudança de lotação de professores efetivos. O resultado final foi divulgado em 10 de setembro, com 112 vagas preenchidas. As remoções serão efetivadas a partir de janeiro de 2026.

Próximos passos: redistribuição

A próxima etapa será a publicação do Edital de Redistribuição de Vagas, destinado ao preenchimento de cargos ainda vagos, sobretudo em áreas com déficit, como Matemática, Química e Física. Nessa fase, candidatos excedentes poderão ser convocados para atuar nessas localidades.

?Estamos avançando para dar plena efetividade ao acordo firmado. Já garantimos a mobilidade dos servidores efetivos com a remoção interna e, agora, trabalhamos para publicar o edital complementar que permitirá a redistribuição das vagas remanescentes?, reforçou o secretário Hércules Jackson